X

Educação

Você sabia? Nota do Enem pode ser utilizada para ingresso em universidades portuguesas

Mais de 50 instituições lusitanas aceitam o vestibular nacional brasileiro em seu processo de admissão

Da Reportagem

Publicado em 08/03/2023 às 17:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Demanda fez governo português decretar mudança / Jose Manuel / Divulgação

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para as universidades públicas e diversas universidades privadas ao redor de todo o Brasil, foram divulgados no último dia 09 de fevereiro. O que muitos dos estudantes inscritos na prova não sabem é que a nota do exame pode ser utilizada como forma de ingresso em universidades portuguesas através do programa “Enem Portugal”, em vigência desde 2014, em uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com instituições de ensino superior em Portugal.

Se você quer estudar em Portugal, saiba que o país oferece algumas facilidades para os brasileiros. Candidatos que tenham frequentado o ensino médio em português ou cidadãos de países onde o português é a língua oficial, não precisam apresentar comprovante de proficiência. Outra comodidade para os estudantes brasileiros é que mais de 50 instituições de ensino superior públicas e privadas em Portugal aceitam os resultados do ENEM, como parte da admissão ao grau de licenciatura e mestrado (primeiro ciclo) abrangente, em institutos politécnicos e escolas superiores.

O ingresso é feito graças ao Estatuto do Estudante Internacional, que prevê que cada faculdade portuguesa tem autonomia para criar o seu respectivo processo seletivo dos estudantes internacionais. Com isso, cada faculdade elabora o seu próprio calendário com os períodos de submissão de candidaturas, documentações necessárias e até mesmo os critérios de avaliação e cálculo das áreas de conhecimento específico, cobrados na prova do ENEM.

Segundo o CEO e fundador do Estude em Portugal, Higor Cerqueira, os estudantes escolhem Portugal como destino de intercâmbio, por ser uma referência de alta qualidade no ensino. "O país é conhecido por possuir uma rede qualificada de universidades públicas e privadas reconhecidas internacionalmente, como a Universidade de Coimbra", explica Cerqueira.

Conferência Internacional de Estudos em Portugal

Em março, acontecerá a edição de 2023 da Conferência Internacional de Estudos em Portugal. O evento terá sua primeira edição em São Paulo (SP), no dia 10 de março, e será sediado pela Casa de Portugal, das 10h às 17h. Já no Rio de Janeiro (RJ), o evento acontecerá pela segunda vez, no dia 13 de março, no Real Gabinete Português de Leitura, também de 10h às 17h. Este último contará com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Estude Em Portugal. O evento visa promover o alcance das informações sobre estudar em Portugal, de forma organizada, confiável e centralizada e totalmente gratuita.

 "A proposta é criar um espaço democrático, para que os candidatos brasileiros possam tirar suas dúvidas sobre as vagas e os processos de candidaturas diretamente com os representantes de instituições portuguesas de ensino superior, que desembarcam no Brasil com a missão de estreitar os laços e facilitar o acesso à informação a partir da promoção dos cursos técnicos, graduações, mestrados e até mesmo doutorado",  comenta Higor. 

A primeira edição da Conferência Internacional de Estudos em Portugal, contou com mais de 600 pessoas, além de mais de 4 mil telespectadores em transmissão ao vivo. Este ano, haverá 12 instituições de ensino superior de Portugal, dentre elas, a Universidade de Aveiro e Universidade do Algarve que se encontram em rankings onde as posicionam entre as melhores do mundo e de Portugal.

Como novidade da conferência, a Lyca Mobile está patrocinando uma experiência de imersão em realidade virtual, onde os interessados poderão vestir óculos de realidade virtual e através deste recurso, farão uma visita interativa nas principais cidades e faculdades portuguesas. Além desta, a Hurb e Liv Student, também compõem o time de parceiros do evento.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Suspeito de participação no 'Tribunal do Crime' é preso em Mongaguá

Homem teria ligação com o Primeiro Comando da Capital

Esportes

Assim como Cássio, Santos já teve ídolos que saíram pela porta dos fundos

Problemas financeiros e falta de times competitivos foram os principais motivos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter