X

HOMENAGEM

Em Santos, novo complexo educacional levará o nome de Pelé

A área foi comprada visando avançar na oferta de educação em período integral na Cidade

Da Reportagem

Publicado em 30/12/2023 às 12:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Novo complexo educacional da rede rede municipal de ensino será construído na área onde funcionava o antigo Colégio Marza, no Gonzaga, e terá o nome de Edson Arantes do Nascimento / Douglas Fernandes / Prefeitura de Santos

Santos terá mais um equipamento em homenagem ao Rei do Futebol. O novo complexo educacional da rede rede municipal de ensino, que será construído na área onde funcionava o antigo Colégio Marza, no Gonzaga, terá o nome de Edson Arantes do Nascimento. A novidade foi anunciada pelo prefeito Rogério Santos, na tarde desta sexta-feira (29), após a missa de um ano do falecimento do Atleta do Século 20, no Museu Pelé.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A área foi comprada visando avançar na oferta de educação em período integral na Cidade. A unidade atenderá em torno de 400 estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 em tempo integral. O complexo educacional terá três pavimentos, ocupando uma área de 4.900m². Haverá 20 salas de aula, cinco salas pedagógicas, auditório e quadra poliesportiva.

O processo licitatório para contratação da empresa que fará a obra está em fase final (habilitação). A expectativa é de que a ordem de serviço, após a homologação do resultado do certame, será emitida em janeiro. O prazo é de 15 meses para a entrega das obras.

"O Pelé levou Santos para o mundo e nos deixou muitos exemplos. Hoje a Cidade coloca seu nome em uma escola atendendo a um desejo dele quando fez o milésimo gol. Ele pediu que se olhasse para crianças e para os mais pobres. Então, que cada um cumpra esse pedido do Pelé. É uma coisa muito pequena que podemos dar em troca de tantas alegrias que ele deu para tanta gente ao redor do mundo", afirmou o prefeito Rogério Santos.

Sobrinha de Pelé, Danielle do Nascimento Magalhães Zilli, agradeceu a homenagem. "Fiquei feliz. A escola, pra mim, foi uma surpresa muito boa. Foi um presentão de Natal ainda, porque ele cumpriu uma missão; fez uma vida, uma história tão bonita, como ser humano e também como profissional no futebol. Acho que a gente só tem que continuar essa história. Pelé vive".

HOMENAGEM.
A missa em homenagem ao Rei do Futebol durou cerca de uma hora. Emoção e saudade marcaram a celebração. A viúva de Pelé, Márcia Aoki não conteve as lágrimas em muitos momentos ao longo do culto.

Reitor do Santuário do Valongo, que comandou a celebração, padre Denilson de Freitas falou do legado de Pelé. "É um exemplo de menino que sai de origem tão simples, que literalmente corre atrás dos próprios sonhos e que deixa um legado imaterial para todos, demonstrando que é possível, com o melhor de si, realizar seus sonhos".

Participaram da missa ainda secretários municipais, os ex-jogadores Abel, Clodoaldo e Mengálvio, e visitantes do museu.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino destacou que, mais do que relembrar a data de falecimento de Pelé, o momento foi de reavivar a história e o amor do Rei do Futebol pela Cidade.

"O Pelé é um símbolo da nossa cidade e continua contribuindo com Santos. A homenagem neste um ano é justamente realizar a missa dentro do Museu que guarda toda a história da vida dele. Estamos aqui não para comemorar a morte, mas a vida do Pelé".

O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo. Neste fim semana fica aberto sábado (30), das 10h às 17h30. Fechado no domingo (31) e segunda-feira (1º).

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter