Brasil
Santos aumenta movimentação de contêineres, supera concorrentes portuários e lidera ranking internacional em pesquisa do setor
O Porto de Santos movimentou 105,7 milhões de toneladas / Divulgação/APS
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Os portos brasileiros registraram, em julho de 2025, o maior volume mensal de cargas da história com uma movimentação de 124,7 milhões de toneladas. Do total, 73% corresponderam à navegação de longa distância, ligada às operações de exportação e importação, enquanto 20% foram de cabotagem entre portos nacionais.
No acumulado entre janeiro e julho, os portos brasileiros já somaram 780,4 milhões de toneladas, um avanço de 1,76% em relação ao mesmo período de 2024. O destaque ficou para os granéis sólidos — minerais e vegetais —, que ultrapassaram 76,6 milhões de toneladas.
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Num geral, todos os tipos de carga tiveram alta no comparativo ao ano anterior: granéis líquidos (puxados por combustíveis) cresceram 6%; granéis sólidos subiram quase 4%; a carga conteinerizada avançou 3%; e a carga geral aumentou 0,9%.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados refletem os investimentos em infraestrutura e o fortalecimento da política de concessões. “A gestão que estamos implementando no governo federal tem como foco garantir segurança jurídica e atrair novos investimentos. Essa política, liderada pelo presidente Lula, vem aumentando a capacidade dos portos e fortalecendo as exportações do Brasil”, explicou ele.
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O Porto de Santos consolidou sua posição como maior complexo portuário da América Latina ao assumir a liderança na movimentação de contêineres. O resultado foi atestado pela Lloyd’s List, um dos rankings mais respeitados do setor, superando concorrentes como os portos de Colón (Panamá), Valência (Espanha), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Pireu (Grécia) e Dalian (China).
Santos também subiu de 43ª para 37ª posição entre os 100 maiores portos do mundo, com a movimentação de 5,4 milhões de TEU (contêineres de 20 pés) em 2024, registrando crescimento de 14,7% frente a 2023.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou a importância do resultado. “O Porto de Santos já era o maior complexo portuário da América Latina. Agora a liderança se confirma em relação aos contêineres, consolidando o complexo como referência internacional de eficiência e gestão. E vamos continuar crescendo. Somente com o Tecon 10, o Porto de Santos aumentará em 50% a capacidade de contêineres”, explicou ele.
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Em julho deste ano, o porto de Santos atingiu outro recorde mensal, com 534,6 mil TEU, alta de 8,5% sobre julho de 2024. No acumulado do ano, foram 3,3 milhões de TEU, registrando um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período anterior.
A Autoridade Portuária de Santos, que administra Santos (SP) e Itajaí (SC), alcançou pela primeira vez mais de R$ 1 bilhão de receita em um primeiro semestre: foram R$ 1,04 bilhão entre janeiro e junho de 2025, cerca de 13,4% acima do mesmo período de 2024.
Apesar do avanço significativo, o lucro líquido caiu 53,6%, fechando em R$ 159,4 milhões, reflexo do acordo firmado com o fundo de pensão Portus, que encerrou ações judiciais de mais de R$ 3 bilhões e garantiu benefícios previdenciários a ex-empregados.
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O EBITDA ajustado somou R$ 544 milhões no semestre, alta de 15,9%, com margem de 59% — 1,2 ponto percentual acima do registrado no ano anterior.
Além dos dados acima, o Porto de Santos teve outra conquista em julho, quando superou pela primeira vez a marca de 17,4 milhões de toneladas movimentadas em um único mês. Ano passado, o porto atingiu apenas 16,4 milhões de toneladas.
O crescimento foi puxado pelos granéis sólidos, com alta de 10% (900 mil toneladas), pela carga conteinerizada, que avançou 4% (200 mil toneladas), e pela carga solta, que cresceu 9% (85 mil toneladas). A expectativa é de que os granéis líquidos também apresentem expansão de cerca de 10%, embora os dados finais ainda não tenham sido consolidados.
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Segundo Pomini, o desempenho pode ter sido impulsionado pela corrida das exportações após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. “São dados preliminares, mas este ‘recorde dos recordes’ demonstra a importância de Santos em momentos decisivos da história”, afirmou o dirigente.
“É um recorde absoluto que atesta a resiliência e a eficiência do Porto de Santos. Mesmo com crises externas e fechamento do canal devido a condições climáticas, houve crescimento sem gerar qualquer ocorrência nas vias de acesso ao longo de todo o mês de julho”, completou Pomini.
Com mais de 50 terminais em operação, o Porto de Santos tem 133 anos e segue como maior parque portuário da América Latina, consolidando sua posição como peça estratégica no comércio internacional e no crescimento da economia brasileira. Confira mais alguns números no vídeo abaixo, divulgado pela APS no YouTube:
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