Brasil

Fenômeno muda o clima da primavera brasileira, que começa dia 22

Oscilações devem marcar o período entre setembro e dezembro

Jeferson Marques

Publicado em 18/09/2025 às 14:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Primavera 2025 será de extremos em todo o Brasil, com chuva e calor se alternando / Imagem gerada por IA

Continua depois da publicidade

A chegada da primavera (nesse ano em 22 de setembro) costuma trazer dias mais floridos, clima ameno e a expectativa pelo calor do verão. Mas, neste ano, especialistas alertam que o fenômeno climático La Niña deve mudar o comportamento da estação em várias regiões do país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O que é o La Niña

O La Niña acontece quando as águas do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais frias do que o normal. Essa alteração nos oceanos afeta a circulação de ventos e a distribuição de chuvas em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. É um fenômeno natural, mas que costuma trazer contrastes intensos no clima.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Primavera espalha girassóis, música e vida pelas ruas de cidade do Litoral de SP

• Primavera traz alívio no bolso: veja os alimentos que terão queda de preço

• Conheça as cinco cidades que devem ser visitadas durante a primavera

Como pode afetar o Brasil

Durante o período de influência do La Niña, é comum que o Norte e o Nordeste tenham mais chuvas do que o normal, enquanto o Sul do país enfrenta estiagens prolongadas. Já no Sudeste e no Centro-Oeste, as oscilações podem variar entre picos de calor e pancadas fortes de chuva.

Para a primavera de 2025, a expectativa é justamente de contrastes maiores, com temperaturas acima da média em várias regiões, mas também risco de temporais localizados.

Continua depois da publicidade

Impacto no dia a dia

Essas mudanças podem afetar desde o florescimento de plantas e a paisagem típica da estação até atividades humanas: turismo em áreas serranas, agricultura (principalmente café e hortaliças) e até a saúde, com ondas de calor ou umidade excessiva que favorecem alergias e problemas respiratórios.

Uma primavera menos previsível

Combinando calor, pancadas de chuva e instabilidade, a primavera sob efeito do La Niña promete ser menos previsível que o habitual. Para quem gosta de planejar viagens ou aproveitar atividades ao ar livre, o alerta é acompanhar as previsões semanais — já que, neste ano, o clima pode pregar algumas surpresas.

*Com informações da Climatempo, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software