Brasil

Após autorização do cartório, mãe registra filha com nome inédito no Brasil

Cartório realizou análise para avaliar se o nome dado não é difícil de ser pronunciado ou vexatório para a recém-nascida e autorizou o registro

Da Reportagem

Publicado em 06/01/2023 às 14:20

Compartilhe:

Amayomi nasceu em outubro de 2022 / Arquivo Pessoal

Nada de Helena ou Miguel, nomes mais registrados em cartório em 2022. A mãe Daniele Pereira Brandão Xavier, fugiu do comum e escolheu Amayomi como nome para sua terceira filha. Como não foi encontrado nenhum registro do uso deste nome, foi necessária uma autorização do cartório para que prosseguisse o registro.

Ao descobrir a gravidez, Daniele, que já tinha dois filhos, um de 20 anos e uma menina de 6, contou em entrevista à Revista Crescer que, ao conversar com sua irmã Kelly sobre o nome da nova filha, fizeram "algumas pesquisas". "Vimos que existia 'Amayomi'. Achei superparecido com o nome da mais velha, Amabile, então decidi naquele momento que seria 'Amayomi'", disse.

Ao registrar a filha na maternidade em São Paulo - o nascimento ocorreu em outubro de 2022 -, a atendente achou o nome diferente e buscou nos registros se já havia sido registrado em outras ocasiões.

“Ela fez várias pesquisas a respeito e só achava o nome Abayomi. A funcionária me informou que teria que pedir autorização do cartório central para registrar. Caso contrário, só poderia registrar após processo judicial”, relatou a mãe.

Após uma análise para avaliar se o nome não é difícil de ser pronunciado ou vexatório para o recém-nascido, o cartório deu autorização para que a criança fosse registrada como Amayomi.

“Saber que minha bebê é a primeira e única é algo bem diferente", afirmou a mãe, orgulhosa de Amayomi ser a primeira pessoa com essa nomenclatura no Brasil.

Leia esta matéria também no site da Gazeta de S.Paulo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter