X

Brasil

Alesp promove capacitação para assessores parlamentares da nova legislatura

Realizado de forma presencial e on-line, curso foi pensado para informar sobre o funcionamento dos setores da Assembleia

Da Reportagem

Publicado em 28/02/2023 às 10:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A posse dos deputados e deputadas está marcada para o dia 15 de março, às 15h / Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (27), a capacitação de assessores e novos assessores parlamentares. As aulas e palestras - coordenadas pelo ILP (Instituto do Legislativo Paulista) - se encerram nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro. A posse dos deputados e deputadas está marcada para o dia 15 de março, às 15h.

Para o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, esse treinamento é fundamental para que "as assessorias, novas e as que permanecem com parlamentares reeleitos, possam desempenhar bem seu papel frente aos desafios dos mandatos, compreendendo as possibilidades que o Parlamento oferece para que os deputados e deputadas contribuam de forma decisiva para a população paulista".

O objetivo do curso é levar ao conhecimento dos profissionais os principais procedimentos administrativos e parlamentares da Casa para que possam iniciar seus trabalhos já ambientados sobre o funcionamento da Alesp. "Este evento é muito importante para que a gente possa se inteirar sobre o que vamos encontrar a partir do mês que vem", disse Gabriela Rangel, assessora do deputado eleito Guilherme Cortez (PSOL).

Quem também esteve presente foi o assessor Ricardo Ribeiro, que trabalhará junto com o deputado Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos). "Muito importante por parte da

Casa [realizar esse trabalho], porque a gente não chega no escuro. Já vamos assumir com uma boa base sobre os diferentes setores e isso é muito bom", afirmou.

Dois dias de conhecimento

Uma das novidades deste ano é que o evento está sendo realizado de forma híbrida, com cerca de 50% dos 270 inscritos participando de forma on-line do treinamento. Ao final, todos receberão um certificado de conclusão de nove horas.

O curso foi dividido em dois dias. No primeiro, os temas abordados foram a Comunicação, com a apresentação de todas as produções atualmente exibidas pela Rede Alesp em todas as plataformas, as funcionalidades do site institucional e a possibilidade de requisição de espaços, materiais e assessoria para eventos dentro do Palácio Nove de Julho.

Além do próprio trabalho do ILP, também foram destacados o trabalho da Secretaria-Geral de Administração, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Procuradoria e dos departamentos de Infraestrutura e de Informática. Entre os temas de maior destaque, esteve o "Alesp Sem Papel", ferramenta utilizada na Casa para a tramitação de processos administrativos e proposituras parlamentar.

Para a terça-feira, estão previstas apresentações sobre diversos temas relacionados ao departamento de Recursos Humanos, como as documentações necessárias e as regras para nomeações e outros atos. Também está na agenda um papo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sobre o papel da Fiscalização e Controle, e uma apresentação das instituições que atuam internamente no Palácio Nove de Julho, como Polícia Civil, Polícia Militar e Defensoria Pública do Estado (DPE-SP).

"É fundamental esse tipo de evento para nos mostrar a Casa. Fiz questão de vir conhecer porque estou chegando agora e tudo é novo. Assim, posso conhecer mais sobre o funcionamento da Casa. Quero parabenizar a todos pela organização", afirmou a deputada eleita Thainara Faria (PT).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Timemania no concurso 2094, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6444, neste sábado (18)

O prêmio é de R$ 20.500.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter