X

Brasil

Ajudante negro relata que prefeito disse que 'preto não tem brilho'

O episódio aconteceu em Silveiras, no Vale do Paraíba, em um dia de trabalho comum de Miranda

Folhapress

Publicado em 19/11/2021 às 21:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/11/ajudante-negro-relata-que-prefeito-disse-que-preto-nao-tem-brilho.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folh / Arquivo Pessoal

"Preto não tem brilho." A frase racista ecoa até agora, um mês depois de tê-la ouvido de um político, diz o montador Daniel Miranda, 44.

O episódio aconteceu em Silveiras, no Vale do Paraíba, em um dia de trabalho comum de Miranda, segundo relato do trabalhador. A ofensa, afirma o homem, saiu da boca do próprio prefeito da cidade, Guilherme Carvalho da Silva, do PSDB.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Formado em ciências sociais, Miranda trabalhava fazendo a montagem de brinquedos para a festa de Dia das Crianças da cidadezinha histórica de pouco mais de 6.000 habitantes, conhecida pela cultura do tropeirismo.

Segundo o relato de Miranda, o caso ocorreu quando ele foi buscar uma cadeira em um clube. O lugar era usado como depósito de equipamentos e o objeto seria necessário na montagem de um pula-pula.

Na saída, o montador diz que encontrou uma rodinha de pessoas conversando com o prefeito Guilherme.

Nessa hora, segundo Miranda, o prefeito perguntou como se pronunciava o nome da empresa onde trabalha, escrito em sua camiseta (Lumina), se com ênfase na primeira ou na segunda sílaba. Daniel teria dito que tanto fazia o modo de pronunciar.

Então, segundo o relato do homem, o prefeito disse: "Para você não tem nenhuma das duas. Você é preto e preto não tem brilho".O homem disse que ainda respondeu: "Preto tem brilho, sim, viu, seu prefeito".

Após o episódio, segundo o Miranda, o prefeito tentou amenizar a situação. Pegou no braço dele, disse para tomar cuidado com a cadeira, diz o homem.

"Na hora, eu fiquei nervoso. Sou um cara meio estressado. Não tive reação. Mas voltei lá para trabalhar e pronto", diz.

O episódio, desde então, não saiu da cabeça do trabalhador. "Eu penso, penso porque eu me sinto amarrado. Até hoje eu não consegui fazer um boletim de ocorrência", diz ele.

Segundo nota da Prefeitura de Silveiras, o prefeito não se lembra dos fatos mencionados. "Não há qualquer tipo de imputação que possa ser reconhecido[sic] pelo prefeito nesse sentido, o prefeito está tranquilo, não tem nada que desabone nisso ou em qualquer outra coisa."

O comunicado diz ainda que o prefeito refuta "qualquer tipo de prática de injúria racial, ele sempre respeitou toda e qualquer raça, toda e qualquer pessoa independentemente de credo, opção sexual, cor e raça, portanto não há no que falar em prática de ilícito por parte do prefeito Guilherme".

Em 2020, o prefeito foi reeleito com 70,10% dos votos –um total de 2.802.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Dupla invade casa e furta moto em Praia Grande; Veja vídeo

Crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (3)

Polícia

Polícia Civil apreende arma de fogo em apartamento no Guarujá

Os investigadores foram acionados pelo zelador após moradores relatarem terem ouvido os disparos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter