X

FIM INCERTO

Rússia pode encerrar guerra na Ucrânia no dia 9 de maio; entenda

Cidadãos ucranianos estariam presenciando propagandas de vitória russa com confirmação no próximo mês

Joe Silva

Publicado em 12/04/2022 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Destruição causada pelos ataques russos em Baryshivka, cidade localizada à 70 km ao norte de Kiev, na Ucrânia / André Liohn/Folhapress

Após cidadãos ucranianos tomarem conhecimento de que os soldados russos estariam fazendo propaganda de vitória na guerra, aumentaram os rumores de que o conflito será encerrado no dia 9 de maio. A data é emblemática para Putin, uma vez que neste dia se comemora o "Dia da Vitória Soviética", marcado  pela capitulação da Alemanha Nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Outro suposto indício de um possível fim da guerra é a invasão de Mariupol. A Rússia teria fechado o cerco contra os últimos defensores da cidade portuária, que é estratégica na região. A tomada desta cidade é peça crucial para a conquista de um controle terrestre russo em uma faixa que liga o Donbass (o leste russófono) à Crimeia. 

Ainda que a conquista do controle do território ucraniano são seja total, o Kremelin deve considerar o eventual fim da guerra como um sucesso. No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, teme que, até lá, muito sangue ainda seja derramado. Houve relatos não confirmados, nessa segunda-feira (11), sugerindo que armas químicas foram usadas em Mariupol.

"Tratamos isso com a maior seriedade. Gostaria de lembrar aos líderes mundiais que o possível uso de armas químicas pelos militares russos já foi discutido. E já naquela época significava que era necessário reagir à agressão russa de forma muito mais dura e rápida", disse Zelenskiy.

Especialistas acreditam que o suposto fim dos ataques russos à Ucrânia não deve acontecer no dia 9 ou mesmo em uma data próxima. O professor de História das Relações Internacionais Andrew Patrick Traumann, disse em entrevista à CNN, que é muito improvável que a invasão chegue ao fim no mês que vem.

“Isso para mim é absolutamente inviável. A gente está vendo uma guerra de narrativas sobre ataques ou não a civis e tudo isso. Eu acho absolutamente inviável que em um mês haja uma vitória definitiva”, disse o professor.

Enquanto isso, a Rússia divulgou nesta segunda-feira ter destruído o regimento de baterias antiaéreas S-300, de longo alcance da Ucrânia. Não há confirmação desta informação, mas tudo indica que Moscou ainda pode surpreender nos próximos dias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter