Mundo

Nova espécie de grande predador fluvial é descoberta e pode pesar até 100 kg

Grande peixe identificado na China tem hábitos discretos, aparência robusta e DNA distinto

Luna Almeida

Publicado em 03/07/2025 às 20:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Até o momento, a espécie foi identificada em vários rios de Yunnan / Unsplash/ダモ リ

Continua depois da publicidade

Pesquisadores identificaram uma nova espécie de peixe predador nos rios da província de Yunnan, no sul da China. O animal, batizado de Bagarius protos, pode pesar até 100 kg segundo relatos locais e se destaca por sua aparência robusta e hábitos fluviais discretos. A descoberta foi publicada em 24 de junho na revista científica Zoosystematics and Evolution.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre 2004 e 2024, uma equipe de cientistas realizou uma série de expedições na região com o objetivo de catalogar a biodiversidade aquática local. Durante esse período, foram encontrados mais de uma dúzia de bagres de grande porte e aparência peculiar. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Brasil já perdeu 94% dos jumentos e espécie pode ser extinta em apenas cinco anos

• Espécie de baleia ameaçada corre risco de extinção devido a ação petroleira

• Animal mais velho do planeta Terra pode morar no seu banheiro, diz estudo

Apesar de inicialmente acreditarem se tratar de uma espécie já conhecida, análises detalhadas morfológicas e genéticas revelaram se tratar de uma nova espécie.

Características do bagre-proto

O Bagarius protos apresenta características físicas distintas, como cabeça larga, focinho longo, olhos pequenos e pele espessa com protuberâncias de tamanhos variados. A coloração do corpo é amarelada com pintas cinzentas e faixas em todo o corpo. 

Continua depois da publicidade

Os exemplares coletados mediam cerca de 48 cm, mas pescadores locais relatam indivíduos que ultrapassam os 100 kg.

Esse novo predador aquático pertence ao grupo dos peixes bentônicos, que vivem no fundo dos rios. Costumava ser considerado um peixe de alto valor alimentar na região e era capturado com técnicas tradicionais, utilizando cordas de náilon presas a pedras.

Distribuição geográfica e importância evolutiva

A espécie foi batizada com o termo grego protos, que significa "original", por ocupar a posição mais primitiva na árvore evolutiva do gênero Bagarius. 

Continua depois da publicidade

Até o momento, foi identificada em vários rios de Yunnan, com potencial de ocorrência também em áreas vizinhas de Myanmar e Tailândia, dada a proximidade geográfica.

Critérios usados na identificação

A confirmação da nova espécie foi baseada em um conjunto de fatores, incluindo diferenças na morfologia (como o tamanho dos olhos e o formato das nadadeiras), estrutura óssea, padrão de coloração e análise de DNA. 

A diferença genética entre o Bagarius protos e espécies aparentadas ultrapassou os 8%, índice considerado significativo para a classificação de uma nova espécie.

Continua depois da publicidade

A equipe responsável pela descoberta foi composta por Yu-Yang Zeng, Xin-Rui Pu, Hao-Tian Lei, Thaung Naing Oo e Xiao-Yong Chen. Os cientistas também relataram a identificação de outra nova espécie do mesmo gênero em rios de Myanmar, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade fluvial do sudeste asiático.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software