X

Mundo

Mulher acusada de colaborar com o Holocausto vai a julgamento

A Alemanha luta contra o tempo para julgar os últimos acusados de crimes ocorridos durante a Segunda Guerra  

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2021 às 11:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mulher suspeita de cometer crimes de guerra no Holocausto é julgada pela Justiça da Alemanha / Divulgação

Irmgard Furchner, de 96 anos, foi à júri na cidade de Itzehoe, na Alemanha, sob acusação de cometer crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi detida após fugir nas vésperas de sua primeira audiência no mês passado.

Conforme a acusação, a mulher contribuiu para o assassinato de 11.412 pessoas quando era datilógrafa no campo de concentração de Stutthof, na Polônia, entre 1943 e 1945. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Devido à idade avançada, ela foi levada ao tribunal de cadeira de rodas. O rosto da acusada estava escondido por trás de uma máscara e um lenço de cabelo puxado sobre seus olhos. A segurança no tribunal foi reforçada. 

O julgamento havia sido adiado depois que Furchner tentou fugir no dia 30 de setembro, mas foi detida no final do mesmo dia. Ela foi julgada em um tribunal para adolescentes, por causa da sua pouca idade na época de seus supostos crimes, 18 anos.

Ela é a mais recente nonagenária a ser acusada de crimes da época do Holocausto. A Justiça da Alemanha está em uma corrida para utilizar a oportunidade final de fazer justiça às vítimas da Segunda Guerra Mundial.

Embora os promotores tenham condenado os principais indivíduos nos Julgamentos de Frankfurt Auschwitz, nos anos 1960, a prática até os anos 2000 era deixar os suspeitos de baixo escalão em paz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quer casar no Píer? Casamento Comunitário está com inscrições abertas

Segundo organizadores, ainda há vagas para a cerimônia oficial que ocorre no dia 31 de maio

Polícia

Guarda agride menor apreendido por suspeita de roubo em Santos

O menor já tinha sido controlado pela equipe quando o guarda o atingiu com um soco na altura do abdômen

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter