A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que Mujica foi um exemplo não apenas para a América Latina / Reprodução
Continua depois da publicidade
A morte de José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos, gerou comoção internacional. Conhecido por seu estilo de vida simples, discursos marcantes e compromisso com a democracia e justiça social, Mujica faleceu nesta terça-feira (13) em decorrência de um câncer de esôfago.
Logo após a confirmação do falecimento, líderes políticos da América Latina e da Europa passaram a se manifestar publicamente, destacando a importância do ex-presidente para a política internacional e para os ideais de integração e solidariedade entre os povos.
Continua depois da publicidade
No Uruguai, o atual presidente Yamandú Orsi anunciou o falecimento com pesar.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho”, escreveu em postagem nas redes sociais. “Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”
Continua depois da publicidade
O ex-presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, antigo adversário político de Mujica, prestou sua homenagem relembrando a ocasião em que viajou com ele a Brasília para a posse de Lula:
"Diante da morte do ex-presidente José Mujica, expresso meu respeito e minhas saudações ao seu partido, ao seu povo e à sua companheira de vida. Sinto vontade de destacar o que houve de bom e as afinidades. Fico, entre outras, com a imagem da ida ao Brasil para a posse de Lula."
O Frente Amplio, antigo partido de Pepe Mujica, revela que o ex-presidente era "uma forma de entender o mundo", além de um simples líder político:
Continua depois da publicidade
"Pepe não foi apenas um líder. Foi uma forma de entender o mundo. Ficam conosco sua voz, seu exemplo, sua teimosa esperança. Até sempre, companheiro."
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, definiu Mujica como “o grande revolucionário” e se despediu chamando-o de amigo.
Petro também usou a oportunidade para defender a união entre os países da região como forma de homenagear o legado do ex-presidente: “Espero que um dia a América Latina tenha um hino, espero que um dia a América do Sul se chame: Amazônia.”
Continua depois da publicidade
Do Paraguai, o presidente Santiago Peña também publicou mensagem de pesar: “Minhas mais profundas condolências à família e ao povo uruguaio pelo falecimento do querido ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica. Um homem fiel às suas ideias e um trabalhador incansável pela integração americana.”
Na Bolívia, o presidente Lucho Arce se referiu a Mujica como um farol de esperança. “Voe alto, querido Pepe! Com o coração profundamente triste, nos despedimos do nosso irmão e camarada, um verdadeiro farol de esperança, humildade e luta pela justiça social. Sua vida foi um testemunho de rebelião e amor ao seu povo.”
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que Mujica foi um exemplo não apenas para a América Latina, mas para o mundo:
Continua depois da publicidade
“Lamentamos profundamente a morte do nosso querido Pepe Mujica, um exemplo para a América Latina e o mundo inteiro por sua sabedoria, consideração e simplicidade. Expressamos nossa tristeza e condolências à família, amigos e ao povo do Uruguai.”
Gabriel Boric, presidente do Chile, deixou uma homenagem pessoal:
“Caro Pepe, imagino que você vá embora preocupado com a salada amarga que existe no mundo hoje. Mas se você nos deixou alguma coisa, foi a esperança insaciável de que é possível fazer as coisas melhor — ‘passo a passo para não sair dos trilhos’, como você nos disse — e a convicção inabalável de que, enquanto nossos corações baterem e houver injustiça no mundo, vale a pena continuar lutando.”
Continua depois da publicidade
No Brasil, além do Presidente Lula, outros membros parlamentares, ministros e representantes do governo também prestaram homenagens ao ex-presidenrte uruguaio. Em nota, o Itamaraty destacou Mujica como um “grande amigo do Brasil” e um dos principais defensores da integração regional
O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, destacou o lado humanista de Mujica. “Um mundo melhor. Foi nisso que Pepe Mujica acreditou, lutou e viveu. A política faz sentido quando é vivida assim, com o coração. Meu mais profundo carinho à sua família e ao Uruguai. Eterno, Mujica.”
Admirado além das fronteiras do Uruguai, as mensagens reforçam a importância de José Mujica para a política mundial. Sua trajetória tornou-se referência para muitos líderes, e sua morte representa uma perda sentida por diversas nações.
Continua depois da publicidade