X

Mongaguá

Moradores de bairro de Mongaguá sofrem com furtos; VEJA VÍDEO

Nos últimos cinco anos, algumas residências chegaram a ser furtadas quatro vezes; prefeitura reforçou a rondas da Guarda Municipal no local

Gabriel Fernandes

Publicado em 07/05/2024 às 18:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em um dos casos, um trio de criminosos arrombou a porta de um edifício e levaram três bicicletas de moradores / Reprodução

Os moradores da Rua Joaquim I Leite Júnior, no Balneário Itaóca, em Mongaguá, vêm passando por momentos de terror, devido às constantes aparições de criminosos, que vem realizando arrastões em várias casas do bairro. Nos últimos cinco anos, algumas delas chegaram a ser furtadas quatro vezes.


Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

"Na minha casa, eles entraram na faixa das 13h30 e levaram o carro, todas as roupas, comidas, bebidas e até mesmo os documentos. Deixaram apenas o guarda-roupas e armários, completamente vazios", comentou o morador Valdir de Azevedo. "A polícia demorou para chegar, e depois enrolaram cerca de 3h30 para me atender e não ligaram para o caso".

Azevedo ainda alega que antes podia se sentar na calçada com a família tranquilamente, mas hoje isso não se pode mais, pois quase toda semana há algum crime dessa magnitude. Embora os policiais façam rondas no endereço, os bandidos sempre percebem quando estas ações acontecem e não se sentem intimidados para invadir as residências em seguida, para fazerem os arrastões. 


Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Teve uma casa que eles chegaram a assaltar quatro vezes, em um intervalo de menos de um ano. Levaram tudo que tinha nela também", afirmou Azevedo, que alegou que os roubos também envolvem pessoas fora de suas residências. "Um amigo nosso, que é cadeirante, foi agredido e assaltado há umas duas semanas".

Um dos últimos casos aconteceu na madrugada de 16 de abril, onde um trio de criminosos arrombou a porta de um edifício e levaram três bicicletas de moradores. 

"Temos alarme que dispara em caso de alguém pular o muro, câmeras e o vigia noturno. Mas mesmo assim, eles não ficaram intimidados, quebraram o portão e furtaram as bicicletas", comenta Nélio Ferreira, síndico do prédio.

As câmeras de vigilância do local registraram o momento. Confira o vídeo abaixo: 

Prefeitura

Em nota, a prefeitura do município comenta que a Guarda Civil de Mongaguá (GCM) atua em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e conta com efetivo de 62 guardas, distribuídos no patrulhamento preventivo de todo o município. Por conta da quantidade de delitos registrados, é realizada uma ronda maior no bairro, com a GCM podendo ser acionada pelos telefones 153, (13) 3448-1011 ou (13) 3448-6233.

Para oficializar denúncias, notificações e solicitações, o munícipe deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo site, ou pelo telefone (13) 3445-3057.

SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, também emitiu uma nota sobre o ocorrido e comentou estar atenta à variação dos índices criminais e tem concentrado esforços para combater todas as modalidades criminosas, incluindo os crimes patrimoniais, em Mongaguá.

Segundo a secretaria, o trabalho conjunto dos policiais Civil e Militar no município, fez os roubos caírem 43,9% e os furtos 42,7%, em comparação com o mesmo período de 2023. Nesta mesma análise, 139 infratores foram presos e apreendidos. É destacado ainda, que independentemente das quedas estatísticas, as ações policiais na cidade continuam intensificadas, especialmente para combater a recepção de produtos roubados e furtados.

Para isso, eles investigam estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos, o que já permitiu a identificação de alguns dos suspeitos que atuam na região praticando esses crimes. Diligências prosseguem visando à prisão desses autores.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Pedágio Free Flow: reclamações e fraudes desafiam sistema sem cancela

ANTT avaliou como satisfatório o funcionamento do sistema nos últimos 14 meses, mas ainda existem arestas para acertar no serviço

Cotidiano

Saiba como funcionam as 'rampas de escape' da Anchieta e evite acidentes no feriado

Há duas áreas com estes equipamentos instalados em toda a rodovia

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter