04 de Maio de 2024 • 13:05
As cidades do Litoral Sul estão em estado de alerta desde terça-feira (5) / Reprodução
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Moradores em Mongaguá estão reclamando sobre a falta de água nas residências. Um exemplo é o morador Adriano Veiga, do bairro Santa Eugênia (lado morro), no município, que afirma estar sem água nas torneiras de sua casa, desde quarta-feira (6). As cidades do Litoral Sul estão em estado de alerta desde terça-feira (5).
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Segundo ele, a sua caixa d´água é de 1000 litros, mas mesmo assim está sem água em casa. “Acredito que o problema da falta de água ocorre na cidade toda”, completa.
A Sabesp informa que os sistemas para captação de água nos rios que servem para o abastecimento de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e a área continental de São Vicente foram afetados pelos temporais nos últimos dias.
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E que as fortes chuvas deslocaram grande quantidade de lama, pedras, troncos entre outros materiais aos mananciais, que reduzem o volume captado e, consequentemente, as vazões das estações de tratamento que atendem a região.
Diz ainda que as equipes já estão trabalhando para retomarem o acesso às captações e estão providenciando os serviços necessários para restabelecer a produção de água em sua capacidade máxima, enquanto os imóveis seguem sendo atendidos com os reservatórios de água tratada da companhia, localizados entre os municípios.
Informa que até que a situação se regularize totalmente, podem haver reflexos na pressão de água em alguns pontos das redes de distribuição.
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Durante esse período, a Companhia recomenda o uso consciente da água nas caixas d´água dos imóveis.
Para atender emergências, a Sabesp disponibiliza caminhões tanque e a população pode entrar em contato com os canais de atendimento da empresa, durante 24 horas e fornecer o endereço completo. Os telefones são 0800.055.0195 (ligação gratuita) ou no Whatsapp 11 3388.8000 e na agência virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br).
Prefeitura
A Prefeitura de Mongaguá também esclarece que os serviços de saneamento básico são oferecidos à população pela Sabesp. E que as informações para solucionar o problema devem ser obtidos com a empresa.
A Administração Municipal vai enviar equipes de fiscalização ao local para a constatação do problema e, se for questão de esgoto, vai fazer autuação da estatal.
Para oficializar denúncias, notificações e solicitações, o munícipe pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo https://eouve.com.br, ou pelo telefone (13) 3445-3057.
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