CULTURA

Tradicional Festa do Divino promete atrair público em Itanhaém

Programação começa neste sábado (11) com a 'Noite do Soca' e segue até o dia 26 deste mês, no centro histórico da Cidade

Nayara Martins

Publicado em 11/05/2024 às 07:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Festa do Divino Espírito Santo foi trazida de Portugal pelos colonizadores que se instalaram na então Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém / PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM

Continua depois da publicidade

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais importantes festas religiosas em Itanhaém, promete atrair o público a partir deste sábado (11) até o dia 26 deste mês, no centro histórico da Cidade. Na região do litoral sul e Baixada Santista apenas Itanhaém ainda promove os rituais da Festa do Divino.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Celebrada há mais de 300 anos e trazida pelos portugueses, a tradição é mantida no município com a presença dos moradores, por meio de diversos rituais e celebrações, organizada pela Associação Pró-Festa do Divino de Itanhaém (Aprodivino), ligada à igreja católica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Folia do Divino' visita casas de moradores em Itanhaém

• Festa do Divino é celebrada em Itanhaém

• Documentário da Festa do Divino de Itanhaém será lançado nesta terça (28)

A diretora da Folia do Divino, Elizabeth Bechir, fala da importância em manter a tradição da Festa do Divino na Cidade.

“A Festa é importante para todos os católicos, pois é uma renovação da nossa fé. É realizada há muitos anos e passa por várias gerações, desde os meus avós e, hoje, eu acompanho a Bandeira e levo minha neta de 2 anos”, destaca.

Continua depois da publicidade

“Meu pai foi Capitão do Mastro, em 1948, mas ele já tinha 38 anos. A Festa está enraizada na nossa família, pois sempre recebemos o grupo da Folia do Divino com a Bandeira em casa”. 

Para Beth, o ponto principal da Festa é a “Erguida do Mastro” com a procissão e os personagens - a Imperatriz, o Imperador e o Capitão do Mastro.

“Sentimos muita emoção. É um momento que nos faz relembrar os nossos pais e todos que já se foram. Além da demonstração de fé e dos pedidos das pessoas ao colocarem a mão no Mastro”. 

Continua depois da publicidade

Lembra ainda que para dar continuidade aos festejos é preciso que os mais jovens comecem a participar da Festa do Divino. 

“A Bandeira, ao entrar nas casas das famílias, promove a integração entre as pessoas. Após a reza e os cânticos, elas conversam e relatam os seus pedidos”, conclui.   

História

A Festa do Divino Espírito Santo foi trazida de Portugal pelos colonizadores que se instalaram na então Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Em uma época conturbada no Reino Português, no século XIII, a vida econômica agravou-se devido às lutas políticas, o que pôs em risco a segurança do trono. Neste período a Rainha Izabel teve uma atitude que causou impacto à Corte. Ela abdicou da coroa em favor do Divino Espírito Santo. 

Portugal foi governado pelo Divino Espírito Santo. A Rainha recolheu-se ao convento e a política e a economia do País voltaram à normalidade.

Programação

A programação da Festa do Divino começa a partir deste sábado (11) e segue até o dia 26 deste mês. A partir das 20 horas acontece a “Noite do Soca” e o preparo do cuscuz. E às 21 horas, será o Festival Divino Momento com uma apresentação musical.

Continua depois da publicidade

Neste domingo (12), a partir das 5 horas, haverá a “Alvorada Festiva”, com a procissão das bandeiras e, a partir das 5h30, o café com cuscuz para a comunidade. 

A partir das 11h15 acontece a Procissão do Mastro e a solene “Erguida do Mastro”. Já às 19 horas será a missa solene e o início do setenário, na igreja Nossa Senhora da Conceição. O setenário prossegue até o dia 18 deste mês.

No dia 18, sábado, está programada às 12 horas, a “Abertura do Império”, com as presenças da Imperatriz e do Imperador, na Casa do Império, na Pinacoteca Municipal. A partir das 18 horas, será a saída do cortejo da Casa do Império para a igreja Nossa Senhora da Conceição. Já às 20 horas, será a “Noite do Soca” com o preparo do cuscuz e o Festival Divino Momento.

Continua depois da publicidade

No dia 19, domingo de Pentecostes, às 5 horas acontece a “Alvorada Festiva” com a procissão das Bandeiras e, às 5h30, o café com cuscuz para a comunidade. Às 10 horas será a missa solene na Igreja Nossa Senhora da Conceição e a distribuição do “Pão Bento” na Praça. Às 18 horas haverá a procissão do Divino Espírito Santo. Às 19 horas, acontece a missa e o sorteio dos Festeiros de 2025.

No último final de semana, dia 25, sábado, às 21 horas, haverá o Festival Divino Momento.

Dia 26, domingo da Santíssima Trindade, às 19 horas, acontece a missa de encerramento da Festa, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Às 20h30 será a solene “Descida do Mastro”. 

Continua depois da publicidade

Os festejos e a quermesse acontecem no centro histórico de Itanhaém.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software