X

MEIO AMBIENTE

Mutirão do Instituto Gremar termina com 161 kg de resíduos recolhidos

Os resíduos encontrados em maior quantidade foram os de embalagens e plásticos diversos (52,7%) e bitucas de cigarro (30,4%)

Da Reportagem

Publicado em 09/11/2021 às 21:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga, foram coletados 8.672 itens, totalizando 161 kg de resíduos / Divulgação

No último sábado (6), o Instituto Gremar, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, realizou um mutirão de limpeza de praia na Praia do Centro, uma das mais frequentadas do município. A ação contou com a participação de cerca de 110 voluntários, incluindo grupos locais como Conviver, Viver Bem, Camp Itanhaém, Rotary Club e ETEC Itanhaém, além de munícipes e turistas. Em uma extensão de aproximadamente 1 km de areia e restinga, foram coletados 8.672 itens, totalizando 161 kg de resíduos.

Os resíduos encontrados em maior quantidade foram os de embalagens e plásticos diversos (52,7%) e bitucas de cigarro (30,4%). A quantidade restante dividiu-se entre isopor, madeira, vidro, metal, petrechos de pesca e itens de higiene pessoal e hospitalar. 

Os resultados da triagem e da análise serão disponibilizados aos órgãos competentes para que políticas públicas ambientais possam ser aprimoradas. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento, que contou ainda com o apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, Supermercado Saito, Banda Bruta Flor, Casa do Artesão e Ruy Artesanato, adotou todas as medidas de segurança contra a COVID-19, como o uso de máscaras de proteção, higienização com álcool gel e distância segura entre os participantes. 

“O descarte incorreto de resíduos sólidos é um dos maiores causadores de impactos ambientais e gera consequências na vida animal e humana. Ações de limpeza de praia como essa não só proporcionam a retirada desses materiais de forma mais ágil, como exercem importante papel de conscientização quanto aos cuidados com o lixo e hábitos de consumo exagerado”, afirma a bióloga e responsável técnica do Instituto Gremar, Rosane Farah.

Para reforçar o impacto da atividade neste sentido, a tenda de educação ambiental do Instituto Gremar foi montada no local, com exposição de parte do acervo da instituição.

A base do Instituto Gremar em Itanhaém (SP) tem como objetivo reabilitar e reintroduzir animais silvestres à natureza. Para isso, possui toda estrutura necessária para que os animais recebam o melhor tratamento possível durante o processo de reabilitação, além de contar com uma equipe preparada e capacitada para o atendimento.  Desde o início de agosto, 146 animais foram resgatados e 49 seguem em reabilitação, em sua maioria filhotes.

O CRAS conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e parcerias da Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal para os resgates. Caso um animal silvestre seja avistado, o acionamento pode ser feito pelos telefones (11) 3426-8168 ou (11) 99711-4120.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter