X

Guarujá

Mutirão retira mais de uma tonelada de lixo no Rio Santo Amaro

Iniciativa do Instituto Gremar e do Iate Clube de Santos promoveram a limpeza no último fim de semana

Da Reportagem

Publicado em 17/01/2022 às 13:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mutirão de limpeza no Rio Santo Amaro, em Guarujá, recolheu mais de uma tonelada de lixo / Divulgação

Mais de uma tonelada de lixo foi recolhida no 1º Mutirão de Limpeza do Rio Santo Amaro, no Guarujá. A ação foi organizada pelo Instituto Gremar, com o apoio do Iate Clube de Santos, e contou com a participação de voluntários embarcados (canoas, caiaques, stand-ups) inscritos previamente, na manhã de sábado (15/1), Dia de Santo Amaro, padroeiro do município.

Em três horas de coleta, tanto no leito quanto nas margens do rio, o total de materiais retirados foi de 1.008 kg. Este montante inclui grande diversidade de itens, entre os quais resíduos de pneus, brinquedos, roupas, calçados, produtos de higiene, embalagens plásticas, além de um trocador de fraldas e um contentor de óleo, entre outros objetos.

A preservação da área do estuário das cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente e Cubatão é o foco do projeto "Maré Mangue", lançado pelo Gremar em 2021. Desde então, além do resgate de animais debilitados e levantamento de espécies presentes no ecossistema, a região é regularmente analisada quanto ao seu status de saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os mutirões de limpeza, por sua vez, são um importante momento de sensibilização e conscientização não só para os participantes, mas também para toda população da região, que é impactada pela quantidade de resíduos retirados em poucas horas. 

Ao final do evento, após a pesagem e triagem no Iate Clube, o material foi dividido em caçambas para que pudesse ser destinado à empresa de coleta de lixo comum do município.

O Instituto Gremar forneceu equipamentos de proteção individual (EPI) para os voluntários realizarem a coleta, além de frutas e água potável. O evento seguiu todos os protocolos de segurança contra a COVID/19.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Guarujá está entre os destinos turísticos mais procurados no Airbnb

Ubatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, também estão entre as 10 cidades mais buscadas na plataforma de hospedagem

Polícia

Tarcísio nega volta da Operação Escudo após desaparecimento de PM

A informação da volta da operação tinha sido confirmada ontem pelo porta-voz da Polícia Militar, Emerson Massera

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter