X

Guarujá

Mulheres compartilham experiências na campanha Outubro Rosa em Guarujá

O evento foi organizado pela prefeitura e pela Coordenação de Saúde da Mulher, e contou com a palestras da vice-prefeita e de uma médica ginecologista obstetra

Da Reportagem

Publicado em 08/10/2021 às 12:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A programação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá e da Coordenação de Saúde da Mulher / Divulgação/ Prefeitura de Guarujá/ Helder Lima

Quatro mulheres de Guarujá, que superaram o câncer, compartilharam suas experiências na abertura da Campanha Outubro Rosa nesta última quarta-feira (6), no Instituto da Mulher – Casa Rosa. A programação é realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde da Mulher.

Foi a partir do autoexame que Maria Enilda Venâncio, de 50 anos, percebeu um nódulo na mama esquerda. Buscou atendimento médico, fez exames e recebeu o diagnóstico de câncer. Ela adiou o início do tratamento durante meses por questões pessoais, mas alertou as outras mulheres para que não cometam o mesmo erro. "Não se abandonem, independentemente do que acontecer", aconselhou.

Já Roseane Dias, 47 anos, que também teve o diagnóstico de câncer de mama, ressaltou as mudanças no corpo durante o tratamento. "Você vê o seu cabelo cair, se vê frágil, sem uma parte do seu corpo. Mas tinha em mente que a equipe médica queria me ver bem, melhorando. E a fé também é essencial para acreditar que vai dar certo".

Vera Lúcia dos Santos, 52, não conteve as lágrimas ao relembrar da descoberta do câncer de colo de útero. Na época, chegou a pesar 32 quilos e ia às consultas carregada no colo, pelo filho. Ela não tinha forças para andar.

"Meu esposo me acolheu, a Doutora Adriana me deu muita atenção, além da equipe da Casa Rosa e a UBS de Vicente de Carvalho. Não tenho o que dizer por tudo que já fizeram por mim e fazem até hoje", agradeceu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com histórico familiar de câncer de mama, Simone Otília Jorge, de 49 anos, tinha o costume de fazer seus exames anualmente. Foi no autoexame que descobriu um nódulo e, a partir disso, recebeu o diagnóstico.

De acordo com ela, as mulheres não devem ter medo de se cuidar e ir frequentemente ao médico. "Foi difícil, mas eu me cuidei e estou curada. Quem me conhece, sabe que eu passei por essa etapa tranquilamente", ressaltou.

Conscientização

A vice-prefeita e médica ginecologista obstetra, Adriana Machado, palestrou sobre o câncer de mama e a importância dos exames, ressaltando que o foco do Outubro Rosa é abrir os olhos da população. "Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura. Hoje não temos fila para mamografia e queremos zerar a de ultrassom com os mutirões", disse. 

Todas as quartas-feiras de outubro, as Unidades de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal atenderão com horário estendido, das 17 às 21 horas, para a realização de autoexame de mama, coletacitopatológico (preventivo) e encaminhamento para mamografia

Para fechar a abertura da campanha, a dupla Yasmin Duarte e Stefany Soares participou do evento, com música ao vivo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter