Guarujá

Mais de 50% de Guarujá já possui iluminação em LED

Cidade passa a ter mais de 20 mil pontos de luz em LED, instalados nos últimos seis anos

Da Reportagem

Publicado em 14/05/2024 às 21:26

Compartilhe:

Números foram alcançados após seis bairros e 10 vias serem totalmente iluminados pela tecnologia LED nas últimas semanas, substituindo lâmpadas de vapor de sódio / Divulgação/PMG

Após várias instalações e modernizações realizadas pela Prefeitura de Guarujá, o município já está com 50% da iluminação pública em LED. Por conta disso, já são mais de 20 mil pontos de luz instalados nos últimos seis anos, assegurando maior luminosidade, segurança, eficiência e menor consumo de energia. 

Os números foram alcançados após seis bairros e 10 vias serem totalmente iluminados pela tecnologia LED nas últimas semanas, substituindo lâmpadas de vapor de sódio. Os bairros Morrinhos, Vila Áurea, Jardim Brasil, Pae Cará, Barra Funda, Santa Rosa 3, Cidamar e Novo Horizonte, os dois últimos na região do Perequê, foram contemplados por completo, tornando-se bairros 100% iluminados em LED.

Entre as 10 vias, algumas receberam a troca do tipo de iluminação, de vapor de sódio por LED. Foram elas: Avenida Deputado Emílio Carlos (Vila Maia) e ruas José Amadeu Ramos (Jardim Las Palmas), Santos, Sílvia Valadão de Azevedo, Sorocaba e Petrópolis (Barra Funda),e Guilherme Guinle (Pae Cará – Vicente de Carvalho).

Outras, que já tinham iluminação em LED de 100 watts, foram contempladas com lâmpadas mais potentes, de 150 watts. A substituição abrangeu importantes vias do Município, como a Avenida dos Caiçaras, responsável por interligar os bairros Jardim Helena Maria e Guaiúba; Avenida General Rondon, uma das principais vias do bairro das Astúrias e Rua Montenegro, nas Pitangueiras, onde fica localizado o Hospital Santo Amaro (HSA) e diversas unidades privadas de saúde.

Avanço impacta qualidade de vida de milhares de munícipes

Somando todas as lâmpadas instaladas nos bairros e vias citadas, foram utilizadas 1.547 unidades de 70 watts e 492 de 150 watts. A quantidade influenciará diretamente na qualidade de vida da população guarujaense. Somente os bairros Morrinhos, Vila Áurea e Pae Cará, se somados, atingem o número de 66 mil habitantes, distribuídos em quase 20 mil domicílios.

Economia e eficiência

Nos últimos anos, a Prefeitura ampliou ostensivamente a iluminação do Município, efetuando a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia em LED e criando novos pontos. As novas lâmpadas oferecem mais eficiência energética que os sistemas antigos, fornecendo mais luminosidade e menos consumo de energia. Por emitir menos calor, diminui ainda mais o risco de curto-circuito e, por consumirem menos energia, também são mais sustentáveis, reduzindo consideravelmente elementos poluentes e contaminantes, diminuindo os impactos ambientais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa Inverno 2024 é estendida até 10 de agosto; saiba mais

O festival ocorre no Parque do Valongo, novo complexo turístico da cidade e a entrada é gratuita

Cotidiano

8ª ExpoGaúcha chega ao fim neste final de semana no Litoral de SP

O evento promove cultura, moda, artesanato e culinária do Rio Grande do Sul

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter