Guarujá terá novos leitos UTI para Covid

O intuito é assegurar que a rede municipal siga com alta capacidade para atender um possível aumento no número de casos

Comentar
Compartilhar
28 NOV 2020Por Da Reportagem07h30
Atendimento diário nas UPAs tem aumentadoFoto: Tarso Sarraf/Folhapress

Guarujá terá mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes da covid-19. As novas acomodações serão instaladas no Hospital Santo Amaro (HSA) e devem estar à disposição nos próximos dias. O intuito é assegurar que a rede municipal siga com alta capacidade para atender um possível aumento no número de casos e internações em decorrência da doença.

Isso porque já se observa um crescimento na média de atendimento diária nos complexos de triagem montados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Dr. Matheus Santamaria - conhecida como PAM da Rodoviária - e de Vicente de Carvalho.

TRANSPOSIÇÃO.

Uma das alternativas cogitadas pela Prefeitura de Guarujá para o custeio dos novos leitos é solicitar ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Fundo), órgão da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), de forma excepcional, a mudança de destinação de uma verba de R$ 2 milhões, inicialmente com fins de obras estruturantes, para garantir a operacionalização das novas acomodações por pelo menos 90 dias.

"Desde o início da pandemia, Guarujá procurou se antecipar aos cenários de saturação da rede de Saúde, e é o que estamos fazendo mais uma vez", destaca o prefeito Válter Suman.

Para Suman, a decisão de transpor verba de obras para a Saúde, neste momento, é amplamente justificável: "Precisamos nos precaver e definir prioridades, que são as vidas da nossa população".