X

Guarujá

Guarujá retira mais de 100 toneladas de plástico das ruas

Conquista faz parte dos esforços da Prefeitura, Ong Espaço Urbano e população

Da Reportagem

Publicado em 21/12/2023 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Iniciativa virou política pública em 23 de junho de 2022, quando foi sancionada a Lei Municipal 5.031/22 / Divulgação/PMG

Em Guarujá, 101 toneladas de plástico ganharam um novo destino, a partir de uma parceria que soma quase dois anos de sucesso. A Prefeitura e a Organização Não Governamental (Ong) Espaço Urbano desenvolvem o Programa ‘Reciclou, Ganhou!’, possibilitando a troca de resíduos por alimentos, brinquedos, moedas sociais, entre outros, enquanto ajuda o meio ambiente.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa virou política pública em 23 de junho de 2022, quando foi sancionada a Lei Municipal 5.031/22. Com isso, Guarujá garante a implantação e manutenção de Eco Lojas, iniciativas de educação ambiental, workshops de gestores públicos e cursos de capacitação. Os espaços são geridos com o apoio direto dos moradores e, atualmente, estão distribuídas em 14 bairros.

O programa já capacitou mais de 400 agentes ambientais, com direito à certificação, para atuarem nos 52 quiosques sustentáveis espalhados por Guarujá. Além disso, 3,2 milhões de embalagens plásticas tiveram destinação correta após o consumo e foram criados 17 negócios sociais no período. A empreitada teve rápido avanço e é possível destacar que inúmeros bairros já não possuem mais resíduos espalhados nas vias.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Sousa, ressalta o crescimento do programa e atribui o fato às Eco Lojas serem montadas para atender a demanda do bairro, sendo um chamariz para os moradores e turistas. “Cada local possui uma necessidade específica. Por exemplo, alguns bairros possuem Eco Lojas para alimentos. Já outros, de artigos esportivos. O ‘Reciclou, Ganhou!’ tem grande impacto, já que conseguimos ver o lixo sumindo das ruas”, comemora o titular da pasta.

Sítio Conceiçãozinha engajado

O bairro Sítio Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, é exemplo de sustentabilidade. Duas campanhas de retirada de plástico foram realizadas nos meses de setembro e novembro. Ao todo, foram recolhidas mais de duas toneladas de resíduos. As iniciativas, que fazem parte do projeto Eco Comunidade, liderado pelo Centro Comunitário Conceiçãozinha, duraram quatro horas e contaram com uma força-tarefa que reuniu moradores, agentes da Ong Espaço Urbano, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e outros parceiros.

Geração de renda para os cooperados

Na prática, todo o montante de plástico recolhido gera renda para três cooperativas locais: Mundo Novo, Cooperben e Recicla Mais. Isso porque, periodicamente, os recicláveis são destinados às entidades parceiras, que ficam responsáveis pelo retorno do material à rede de logística reversa.

Recicla, Guarujá

Os resultados expressivos das iniciativas integram o Programa ‘Recicla, Guarujá’, que vislumbra melhorias contínuas de coleta seletiva e destinação final dos resíduos. Dentro dele, atualmente estão à frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, que contam com o apoio da Rede pela Circularidade do Plástico e o Instituto Novos Sonhos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter