X

Reforço

Guarujá intensifica segurança com 28 novos GCMs em Vicente de Carvalho

Profissionais de segurança pública primária atuarão na Coordenadoria do Distrito; corporação passa a contar com 355 agentes

Da Reportagem

Publicado em 11/05/2022 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarujá intensifica segurança com 28 novos GCMs em Vicente de Carvalho / Foto: Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá intensificou a segurança primária com o ingresso de 28 novos guardas civis municipais (GCMs) na Coordenadoria de Vicente de Carvalho. Os profissionais já começam a atuar no Distrito nesta terça-feira (10), após três meses de capacitação técnica e prática. Com a adesão dos novos servidores públicos concursados, a corporação passa a contar com 355 agentes treinados para dar suporte às forças de segurança pública do Estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após a aprovação no concurso público, a 6ª Turma de Guardas Civis Municipais participou de curso de formação de 90 dias, com 580 horas/aula, regulamentado pelo Decreto Municipal 8.372/2008. A formatura da 6ª Turma da Guarda Civil Municipal ocorreu na segunda-feira (9), no Teatro Procópio Ferreira, com a participação da prefeita de Guarujá em exercício, Adriana Machado; do secretário municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Átila Gregório; Polícia Militar, vereadores e familiares dos GCMs.

A prefeita em exercício abordou iniciativas do Governo Municipal e gestões junto ao Estado para intensificar a segurança na Cidade, como a criação do Programa Guardiã Maria da Penha para mulheres vítimas de violência, a inauguração da nova Delegacia da Mulher, a doação da área de 3.630 m² para a construção do 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), entre outros.

“Temos uma cidade com muitos contrastes sociais e, enquanto servidora pública há 16 anos, trabalho na ponta atendendo a população SUS e conheço essa realidade de perto. Vocês se tornam essenciais no papel de auxiliares na política de segurança pública primária. São 28 novos guardas que atuarão em Vicente de Carvalho porque temos o compromisso de resgatar a segurança e o bem-estar da população”, assegurou a prefeita em exercício.

Primeiro lugar
Primeiro classificado no curso, o GCM Pedro Mathias Leite da Silva tentou ingressar na GCM de Guarujá há 11 anos, mas não obteve sucesso. Neste período, atuou como agente de segurança na Fundação Casa, guarda municipal em São Bernardo do Campo e prestou o concurso em Guarujá novamente. Desta vez, com êxito. “Tenho 41 anos e moro aqui desde pequeno. Vou dar o meu melhor, entregando o meu trabalho à população com a mesma intensidade com que estou sendo abraçado pela Prefeitura”, afirma Mathias.

A técnica em Farmácia Raquel de Nascimento Borges prestigiou a formatura do marido GCM André Luís Firmino de Sousa da Silva junto com os três filhos. Emocionada, relatou que a trajetória do esposo valeu a pena. “Ele trabalhava em dois serviços e foram mais de dez anos tentando ingressar na segurança pública. Hoje estamos sentindo orgulho e gratidão”, disse.

Investimentos
A Prefeitura efetuou uma série de investimentos na Guarda Civil nos últimos cinco anos, como a ampliação da corporação em 78 novos agentes, a regulamentação por arma de fogo, a aquisição de armamento e treinamento de 240 agentes para uso de arma de fogo, ampliação da frota e reestruturação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Guarujá possui ainda o Centro de Segurança Integrado (CSI), onde são monitoradas 1.770 câmeras.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter