Segurança

Guarujá forma 68 guardas municipais das cidades de Cubatão e Mairiporã

Cidade é referência em habilitação de guardas civis municipais; agentes aprovados em concurso público foram capacitados pelo Centro de Ensino, Inovação e Pesquisa da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social

Da Reportagem

Publicado em 26/08/2022 às 13:47

Atualizado em 26/08/2022 às 13:56

Compartilhe:

A solenidade contou com o juramento oficial do efetivo, além de diversas homenagens / Foto: Hygor Abreu/ Prefeitura de Guarujá

A Prefeitura de Guarujá realizou na última quinta-feira (25), no Teatro Municipal Procópio Ferreira, a formatura de 68 guardas civis municipais, sendo 56 de Cubatão e 12 de Mairiporã.  Os agentes aprovados em concurso público foram capacitados pelo Centro de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP), da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). A iniciativa foi possível, por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre os respectivos municípios.

"É uma grande satisfação formar esse efetivo. A segurança pública é um sacerdócio, estamos para servir a população, se necessário, com o sacrifício da própria vida. Parabenizo a todos pelo empenho", afirmou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Sandro Pereira da Silva

A solenidade contou com o juramento oficial do efetivo, além de diversas homenagens que emocionaram convidados e familiares. O Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais teve duração de 90 dias, com carga horária de aproximadamente 600 horas/ aula.

Participaram também da mesa de honra, o prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira; secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, Pedro de Sá Filho; comandante da Guarda Municipal de Cubatão, Edith do Carmo; prefeito de Mairiporã, Walid Hamid; secretário de Segurança Pública de Mairiporã, Coronel Rohrer; comandante da Guarda Municipal de Mairiporã, Viviane Rocha Inácio; e o comandante do 21º BPMI, Tenente-coronel PM, Gustavo Pereira Lima Magnani.

"Nosso agradecimento especial a Prefeitura de Guarujá, que foi sensível as nossas demandas. É um dia especial para quem se forma e igualmente para toda a cidade de Mairiporã, que recebe esse reforço importante", destacou o prefeito de Mairiporã.

Já para o prefeito de Cubatão, a cidade vive um momento ímpar. Cubatão forma a sua primeira turma de guardas civis municipais que contará com 56 integrantes "Cubatão não tinha guarda municipal e nós vamos crescer juntos. Agradeço ao corpo técnico e a estrutura oferecida por Guarujá, que tornou possível essa vitória", afirmou Ademário, que informou em primeira mão que no próximo dia 3, o efetivo será apresentado no desfile cívico da cidade.

O tenente-coronel Gustavo Pereira Lima Magnani destacou a importância das parcerias entre as corporações. "A segurança pública é feita de vários elos onde todos tem que trabalhar bem e de forma harmoniosa. A gente vai muito mais longe, quando trabalhamos juntos", destacou.

Curso
O treinamento teórico e prático teve como base a Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os agentes contaram com um currículo diversificado, abordando temas tais como: Gestão Integrada, Concepção de Guarda Comunitária, Técnicas Operacionais de Policiamento; Análise da Violência; Armamento e Tiro; Trânsito; Defesa Civil; Direito, Leis Especiais, entre outros temas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Rumo, Santos Brasil e Movecta abrem várias vagas de emprego no Litoral de SP

Há mais chances para candidatos com ensino técnico, ensino superior e ensino médio

Cotidiano

Correios divulga mais detalhes de edital de concurso com salário de R$3 mil; veja

A instituição tem uma política que apoia as minorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter