O aumento gradativo dos implantes possibilitou a redução em 40% da gravidez na adolescência na Cidade, em pouco mais de cinco anos / Diego Marchi / Prefeitura de Guarujá
Continua depois da publicidade
A doméstica Claudete Freitas da Silva foi mãe aos 14 anos e sentiu na pele a dificuldade de uma gravidez precoce. Atualmente, mãe de uma garota de 16 anos, propôs à jovem não repetir a experiência. Na terça-feira (12), Claudete e a filha foram ao Instituto da Mulher – Casa Rosa para o mutirão mensal de implante contraceptivo subcutâneo da Prefeitura de Guarujá. A adolescente foi uma das 60 munícipes atendidas pela ação da Secretaria Municipal de Saúde.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A técnica garante que a menina ou mulher fique três anos sem engravidar. O aumento gradativo dos implantes possibilitou a redução em 40% da gravidez na adolescência na Cidade, em pouco mais de cinco anos. De 2016 a 2021, cerca de 1.550 munícipes receberam o implante contraceptivo Implanon. A iniciativa é conduzida pela Coordenadoria de Saúde da Mulher.
A medida é direcionada a adolescentes de 12 a 19 anos e mulheres, de qualquer idade, em situação de vulnerabilidade social. Elas são atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O método que a Prefeitura oferta gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) custa cerca de R$ 3.000 na rede privada.
Continua depois da publicidade
Moradora da Cachoeira, Claudete desconhecia a técnica até dialogar com a filha sobre sexualidade e encaminhar a adolescente para o atendimento de ginecologia na Usafa Vila Edna. "A gente precisa incentivar os filhos a não cometer os mesmos erros. Fui mãe aos 14 e é muito complicado. A minha filha estuda, faz cursos e um filho impede a mulher de fazer muitas coisas", diz.
A maquiadora Y.R.J. tem 19 anos, mora no Jardim Progresso e foi receber o implante. Ela prefere não se identificar, mas não hesita em tornar pública a sua decisão. "Umas cinco amigas do meu bairro colocaram. Eu quis fazer pela durabilidade. É o método mais eficaz no momento", considera.
Após o atendimento na Usafa Jardim Progresso, a jovem fez o cadastro na própria unidade. Após um período, foi chamada para o teste de gravidez. Com o resultado negativo, a maquiadora foi inserida na edição de abril do mutirão. A ação previa atender 80 munícipes, mas 20 não compareceram.
Continua depois da publicidade
AGENDAMENTO.
As meninas e mulheres que se enquadrem no protocolo estabelecido e estejam interessadas no implante contraceptivo poderão solicitar o encaminhamento médico nas UBSs ou nas Usafas.
O agendamento do procedimento deve ser feito pela Unidade de Saúde no Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia). No dia marcado para o procedimento, a paciente deve levar o encaminhamento médico e um documento original com foto.