X

Guarujá

Em Guarujá, 'Dia D' de mobilização contra o sarampo ocorre neste sábado (22)

Estarão à disposição 20 postos de vacinação, entre UBSs e Usafas, com horário ampliado, das 8 às 17 horas

Da Reportagem

Publicado em 21/08/2020 às 17:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apesar do 'Dia D', a imunização segue até o final deste mês, disponível normalmente das 9 às 15 horas, nas UBSs e Usafas / Divulgação/PMG

Para incentivar a imunização contra o sarampo, a Prefeitura de Guarujá promoverá o 'Dia D'  de  mobilização no próximo sábado (22), com horário ampliado, das 8 às 17 horas. Ao todo, 20 postos de vacinação atenderão a população, entre Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas). É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver).

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, é voltada para pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos, que terão a carteira de vacinação avaliada pelos profissionais da saúde. A contraindicação é para gestantes, bebês com menos de 6 meses e pessoas imunodeprimidas.

Apesar do 'Dia D', a imunização segue até o final deste mês, disponível normalmente das 9 às 15 horas, nas UBSs e Usafas. A campanha visa atingir o público de 1 a 29 anos, que ainda não recebeu as duas doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação, que serão aplicadas com o intervalo de 30 dias entre elas, para quem ainda não tomou nenhuma. Aqueles que já receberam a primeira dose poderão tomar a segunda. Já os imunizados com as duas doses, não precisam se vacinar novamente.

Para a população de 30 a 49 anos é indicada uma dose, seja qual for a marcação da carteira de vacinação. Já os bebês de 6 meses a 1 ano devem receber a 'dose zero', que não é contabilizada no calendário vacinal, mas é recomendada devido à circulação do vírus.

Conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde, os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança, que estão sendo tomados para evitar a propagação do novo coronavírus. Além disso, é obrigatória a utilização de máscara de proteção facial para adentrar nos postos de saúde.

 

Balanço

Até o momento, 3.728 pessoas com idade entre 6 meses a 29 anos compareceram às unidades de saúde de Guarujá. Porém, com base na avaliação na carteira de vacinação, apenas 1.688 precisaram ser vacinadas.

Dentro deste público, a faixa-etária mais imunizada é entre 1 e 4 anos, sendo 493 crianças, seguida de 6 a 11 meses (314),  25 a 29 anos (240), 15 a 19 anos (163), 10 a 14 anos (152) e 5 a 9 anos (147).

Já em relação ao público de 30 a 49 anos, 1.981 pessoas já foram vacinadas, sendo a faixa-etária de 35 a 39 anos, com 553 pessoas.  Logo após vêm adultos de 30 a 34 anos (547), 45 a 49 anos (439) e 40 a 44 anos (442).

 

 

Lista das unidades para a Campanha, incluindo o dia 'D'

Usafa Vila Áurea

Avenida Francisco de Castro, s/nº – Vila Áurea

 

UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 172, Jardim Praiano

 

UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1.114, Jardim Mar e Céu

 

UBS Pernambuco

Rua das Samambaias, s/nº, Praia de Pernambuco

 

UBS/Usafa Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz Michael, 387

 

UBS Vila Edna

Av. Brasil, s/nº – Vila Edna

 

Usafa Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3000

 

UsafaPerequê

Rua Rio Branco, 235

 

Usafa Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº

 

Usafa Jardim dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25, Santo Antônio

 

Usafa Jardim Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº

 

Usafa Vila Zilda

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº

3387-1401

 

UBS Jardim Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533

 

UBS Pae Cará

Avenida São João, 155

 

UBS Morrinhos

Praça do Comércio s/nº

 

UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/nº

 

Usafa Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº

 

Usafa Sítio Conceiçãozinha

Rua Santo Antônio, 62

 

Usafa Jardim Progresso

Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº

 

Usafa Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter