10 de Outubro de 2024 • 04:24
Guarujá
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Pepe da City concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito / Divulgação
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Em Guarujá, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Pepe da City (PSB) que tenta ocupar a cadeira do Executivo. Esta é a primeira vez que Marcelo Pepe dos Santos se candidata a um cargo público. Ele concorre pela coligação “Guarujá Merece +”, composta pelos partidos PDT, Agir e PSB.
Pepe da City: “Será criado o Acelera Saúde. O Programa vai zerar a enorme fila de espera para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em parceria com consultórios, clínicas e hospitais particulares. O funcionamento será simples. Ou seja, se dentro do prazo estabelecido pela Prefeitura o cidadão não for atendido, automaticamente receberá um vale para ser utilizado em uma unidade particular. O Programa também vai ampliar o horário de atendimento nas unidades de Saúde da Cidade, permitindo que pessoas que trabalhem ou estudem durante o dia e que ficam impossibilitadas de passar por consulta neste período, possam buscar atendimento no período noturno, estendido até as 24 horas. Outra proposta é buscar recursos dos governos Federal e Estadual para a implantação de um novo hospital na Cidade. Ainda, por meio do Governo do Estado, vamos pleitear a instalação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no Guarujá. Para acabar com a constante falta de medicamentos, vamos criar a Farmácia 24 horas da Prefeitura”
Pepe: “O Corujinha da Educação, ou a Creche Noturna, é o Programa que temos como alternativa às crianças que são deixadas com terceiros ou até sozinhas, para que os pais possam trabalhar ou estudar. A proposta é propiciar que os responsáveis, que trabalhem ou estudem em horário noturno, possam deixar seus filhos assistidos e em segurança.
Para a Educação em geral, programamos melhorias na estrutura das unidades municipais de ensino, com Educação Integral e mais vagas nas creches. Temos de oferecer para profissionais e alunos mais qualidade e conforto. Para os professores, nossa proposta é garantir a oportunidade de se aperfeiçoarem constantemente e com melhor remuneração. Para isso, vamos criar meios de atualização com foco em temas diretamente ligados à Cidade e à região. A atualização contínua dos nossos docentes será uma realidade constante em Guarujá. Os espaços hoje voltados para atendimento aos professores oferecerão ainda mais suporte”.
Pepe: “Guarujá mantém áreas de preservação intactas que temos de preservar e valorizar. Além das APAs, vamos buscar outros espaços para o Turismo Ecológico. Nas áreas de encosta, onde vivem famílias, muitas em áreas de risco, teremos ação de remanejamento para habitações do Minha Casa Minha Vida. Para garantir essas unidades habitacionais vamos buscar mais parcerias com o Governo Federal. Com isso, valorizaremos o social e a segurança das famílias e, ainda, teremos como recuperar as áreas degradadas. E Guarujá terá as atenções especiais do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Ainda, Guarujá tem algumas das mais belas praias do Litoral Paulista. Por isso, temos de garantir que todas tenham a qualidade hoje encontrada na Praia do Tombo, que é ‘Bandeira Azul. Para isso, vamos cobrar do Estado que intensifique a implantação da rede de esgoto na Cidade”.
Pepe: “Vamos implantar em Guarujá a TARIFA ZERO no transporte público municipal. Com a passagem grátis, teremos um expressivo incentivo para que a pessoa deixe o carro em casa e utilize o ônibus. Além disso, a iniciativa vai fomentar e aquecer o comércio da Cidade, como tem ocorrido nos mais de cem Municípios que já implantaram a proposta. Isso porque o dinheiro economizado fica no bolso do trabalhador, do estudante, da dona de casa. Estes, aumentam a capacidade de compra no comércio local, fortalecendo a economia e gerando empregos. A Cidade terá uma ampla remodelação, que contemplará desde calçadas apropriadas, mais atenção à acessibilidade, mais ciclovias e vias adequadas ao fluxo”.
Pepe: “Segundo a pesquisa Índice de Exposição aos Crimes (IECV), realizada pelo Instituto Sou da Paz, em 2022, Guarujá ocupava a 42ª posição no ranking de cidades com mais ocorrências. Para tirar a Cidade desse índice negativo, vamos melhorar a infraestrutura da Cidade, com iluminação de qualidade, urbanização e recuperação de áreas já urbanizadas. O cidadão tem de se sentir valorizado e seguro. Ainda, vamos gerar empregos e garantir que as vagas sejam destinadas aos guarujaenses. Vamos tirar crianças e jovens da ociosidade, por meio de projetos esportivos e culturais. Além disso, sabemos que a segurança é um dever do Estado. Mas a gente tem a nossa Guarda Municipal. Por isso, vamos valorizá-la, contratando mais profissionais e aparelhando o efetivo. E cobrar do Governo do Estado uma segurança mais efetiva ao longo do ano. Não podemos ficar apenas com as operações sazonais. Queremos a Polícia Militar presente 365 dias por ano, garantindo a segurança do cidadão que vive no Guarujá”.
Pepe: “Vamos criar a Zona Industrial de Guarujá. Assim, novas empresas serão instaladas na Cidade, com a expectativa de geração de empregos e o fortalecimento da economia. Vamos atrair empresas de médio e pequeno portes. Estas terão de utilizar a mão de obra local. Além do incentivo às empresas, a Prefeitura entrará com a formação da mão de obra, com cursos de qualificação para jovens e adultos. Para jovens de 16 a 18 anos vamos criar o JOVEM +. O Programa proporcionará disciplina e qualificação, por meio de cursos profissionalizantes. Todos terão ajuda de custo e serão incluídos em cadastro para futuras indicações ao Mercado de Trabalho, além de serem absorvidos em trabalhos colaborativos na Prefeitura. Ainda, será criado o Centro de Desenvolvimento e Capacitação para microempreendedores, com foco na economia criativa e nas profissões do futuro: Design de Moda, Vitrinista, Produção Artística e Musical, Tecnologia, Criação de Jogos, entre outros”.
Diário Mais
As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem
Diário Mais
Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente