10 de Outubro de 2024 • 05:34
Cotidiano
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Zé Manoel (PSOL) é engenheiro e se candidata a prefeito pela primeira vez / Divulgação
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Zé Manoel (PSOL) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. José Manoel Ferreira Gonçalves é engenheiro e concorre a prefeito da Cidade pela primeira vez.
Zé Manoel: “Melhorar a saúde com foco na valorização do SUS, dos trabalhadores da saúde e no combate aos problemas de saúde mental; recompor perdas salariais e valorizar os servidores públicos da saúde; melhorar as condições de trabalho nos serviços de saúde; criar um quadro geral de servidores para negociações conjuntas; realizar concursos públicos regulares para todas as carreiras do SUS, respeitando a paridade de gênero e raça; garantir licença parental de 180 dias para servidores da saúde. Na questão da Saúde Mental, quero ampliar a quantidade de profissionais qualificados e espaços adequados; reduzir a jornada de trabalho, eliminando regimes exaustivos; criar um programa de saúde mental para trabalhadores da educação; reestruturar o consultório de rua para atender a população em situação; e criar um Centro de Atenção e Proteção Integrada, incluindo um CAPS”.
Zé Manoel: “Temos um plano abrangente para a área da educação, com propostas que visam desde a primeira infância até o ensino fundamental, incluindo também a educação especial e a valorização dos educadores. Na Educação Infantil, pretendo enfrentar o déficit de 5 mil vagas em creches e garantir uma educação infantil de qualidade, com construção de novas unidades, valorização dos profissionais e investimentos em infraestrutura. Na Educação Fundamental, quero garantir acesso e permanência no ensino fundamental, com melhorias na infraestrutura, gestão democrática, inserção de temas de conscientização e -implementação de escolas em período integral; superar desafios para oferecer uma educação inclusiva, garantindo acessibilidade, capacitação dos educadores e combate à discriminação. Valorização do educador: reverter a desvalorização dos professores, com aumento salarial, condições dignas de trabalho e formação continuada; o programa defende a educação como direito fundamental e combate à privatização”.
Zé Manoel: “No nosso Plano de Governo, destacamos alguns pontos fundamentais como. Na Gestão de Resíduos Sólidos, onde o problema é o descarte inadequado contamina o ambiente, queremos implementar um Plano de Gestão Integrada priorizando coleta seletiva e engajamento de catadores e cooperativas. No Saneamento Básico, com a falta de saneamento causa doenças, quero investir na coleta e tratamento de esgoto, defender titularidade municipal da água e combater a privatização. Na Crise Ambiental, pretendo combater sistemas predatórios e implementar planos de prevenção focados na arborização urbana e educação ambiental. Na questão da Agricultura Sustentável, por conta do uso excessivo de agrotóxicos é nocivo à saúde, quero promover agroecologia e proibir agrotóxicos na cidade. Para as Energias Renováveis, pensamos na transição para veículos elétricos e financiamento de placas solares”.
Zé Manoel: “Propomos medidas para democratizar o transporte, incentivar o uso de bicicletas e criar alternativas mais justas e sustentáveis. Tarifa Zero no Transporte Público: Implementar a tarifa zero, garantindo mobilidade para todos, reduzindo desigualdades e melhorando a gestão do transporte. Incentivo ao Uso de Bicicletas: Promover o uso de bicicletas como meio sustentável, expandindo ciclovias, bicicletários, integração com ônibus e suporte para ciclistas. Bicicleta Popular e Gratuita: Democratizar o acesso às bicicletas, criando um sistema público gratuito, funcionamento 24h, expansão para áreas periféricas e redução de tarifas. Aplicativo Municipal Justo e Solidário: Criar um aplicativo municipal que organize o trabalho de motoristas e entregadores de forma justa, contrapondo a exploração dos aplicativos privados. As propostas visam criar um sistema de transporte mais justo, eficiente, sustentável e democrático, reconhecendo a mobilidade urbana como um direito social”.
Zé Manoel: “O programa do PSOL propõe uma segurança pública crítica, com foco nos direitos humanos, no combate à violência e na igualdade racial. Algumas propostas são: criação de uma rede de proteção às mulheres vítimas de violência, com suporte psicossocial e delegacia 24 horas; implementação de cotas étnico-raciais na segurança pública, capacitação antirracista para a Guarda Municipal e plano de ação antirracista; criação de casas e espaços de acolhimento para pessoas LGBTQIA+, programas de proteção e centros de referência; formação adequada para os guardas municipais, que devem respeitar os direitos humanos; combate à intolerância religiosa, com delegacias especializadas em crimes de ódio; implementação de políticas públicas de acolhimento e assistência social para a população em situação de rua”.
Zé Manoel: “Nossa proposta foca o trabalho e a renda, valorização dos servidores e Economia Solidária. Economia Solidária: Política de Estado permanente, com investimentos, espaços de comercialização, crédito e apoio a cooperativas e informais. Agricultura Familiar e Pequenos Comerciantes: Banco Municipal de Economia Solidária, apoio jurídico e contábil e fortalecimento das cooperativas de crédito. Trabalho: Redução da jornada, regulamentação do trabalho por aplicativos e pontos de apoio para os trabalhadores de aplicativos. Servidores Públicos: Concursos públicos, recomposição salarial, melhoria das condições de trabalho, estabilidade, licença parental de 180 dias, formação continuada, revisão dos planos de carreira e reversão da terceirização. Outras propostas: Programas de renda para LGBTQIA+, políticas afirmativas para pessoas com deficiência, política de emprego para jovens e incentivos fiscais para empresas que contratarem jovens e adultos com deficiência”.
Cotidiano
Cidade do litoral de SP recebe festival de cinema feito por mulheres
Festival Ilhabela Sevens de Rugby acontece neste fim de semana no Litoral de SP
Cidade do litoral de SP tem festival em homenagem aos 116 anos da imigração japonesa
Diário Mais
As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem
Diário Mais
Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente