Cotidiano

Eleições 2024: Saiba quais são as propostas de Zé Manoel para Guarujá

Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP

Luana Fernandes

Publicado em 29/08/2024 às 12:30

Atualizado em 23/09/2024 às 14:21

Compartilhe:

Zé Manoel (PSOL) é engenheiro e se candidata a prefeito pela primeira vez / Divulgação

Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público. 

Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.

Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Zé Manoel (PSOL) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Guarujá. José Manoel Ferreira Gonçalves é engenheiro e concorre a prefeito da Cidade pela primeira vez. 

Confira as propostas de Zé Manoel para Guarujá

Diário do Litoral - Quais são os planos do candidato para a Saúde?

Zé Manoel: “Melhorar a saúde com foco na valorização do SUS, dos trabalhadores da saúde e no combate aos problemas de saúde mental; recompor perdas salariais e valorizar os servidores públicos da saúde; melhorar as condições de trabalho nos serviços de saúde; criar um quadro geral de servidores para negociações conjuntas; realizar concursos públicos regulares para todas as carreiras do SUS, respeitando a paridade de gênero e raça; garantir licença parental de 180 dias para servidores da saúde. Na questão da Saúde Mental, quero ampliar a quantidade de profissionais qualificados e espaços adequados; reduzir a jornada de trabalho, eliminando regimes exaustivos; criar um programa de saúde mental para trabalhadores da educação; reestruturar o consultório de rua para atender a população em situação; e criar um Centro de Atenção e Proteção Integrada, incluindo um CAPS”.

DL - E para a Educação? O que está planejado?

Zé Manoel: “Temos um plano abrangente para a área da educação, com propostas que visam desde a primeira infância até o ensino fundamental, incluindo também a educação especial e a valorização dos educadores. Na Educação Infantil, pretendo enfrentar o déficit de 5 mil vagas em creches e garantir uma educação infantil de qualidade, com construção de novas unidades, valorização dos profissionais e investimentos em infraestrutura. Na Educação Fundamental, quero garantir acesso e permanência no ensino fundamental, com melhorias na infraestrutura, gestão democrática, inserção de temas de conscientização e -implementação de escolas em período integral; superar desafios para oferecer uma educação inclusiva, garantindo acessibilidade, capacitação dos educadores e combate à discriminação. Valorização do educador: reverter a desvalorização dos professores, com aumento salarial, condições dignas de trabalho e formação continuada; o programa defende a educação como direito fundamental e combate à privatização”.

DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?

Zé Manoel: “No nosso Plano de Governo, destacamos alguns pontos fundamentais como. Na Gestão de Resíduos Sólidos, onde o problema é o descarte inadequado contamina o ambiente, queremos implementar um Plano de Gestão Integrada priorizando coleta seletiva e engajamento de catadores e cooperativas. No Saneamento Básico, com a falta de saneamento causa doenças, quero investir na coleta e tratamento de esgoto, defender titularidade municipal da água e combater a privatização. Na Crise Ambiental, pretendo combater sistemas predatórios e implementar planos de prevenção focados na arborização urbana e educação ambiental. Na questão da Agricultura Sustentável, por conta do uso excessivo de agrotóxicos é nocivo à saúde, quero promover agroecologia e proibir agrotóxicos na cidade. Para as Energias Renováveis, pensamos na transição para veículos elétricos e financiamento de placas solares”.

DL - O que o candidato planeja para Mobilidade Urbana?

Zé Manoel: “Propomos medidas para democratizar o transporte, incentivar o uso de bicicletas e criar alternativas mais justas e sustentáveis. Tarifa Zero no Transporte Público: Implementar a tarifa zero, garantindo mobilidade para todos, reduzindo desigualdades e melhorando a gestão do transporte. Incentivo ao Uso de Bicicletas: Promover o uso de bicicletas como meio sustentável, expandindo ciclovias, bicicletários, integração com ônibus e suporte para ciclistas. Bicicleta Popular e Gratuita: Democratizar o acesso às bicicletas, criando um sistema público gratuito, funcionamento 24h, expansão para áreas periféricas e redução de tarifas. Aplicativo Municipal Justo e Solidário: Criar um aplicativo municipal que organize o trabalho de motoristas e entregadores de forma justa, contrapondo a exploração dos aplicativos privados. As propostas visam criar um sistema de transporte mais justo, eficiente, sustentável e democrático, reconhecendo a mobilidade urbana como um direito social”.

DL - O que está planejado para Segurança caso retorne ao Executivo nos próximos anos?

Zé Manoel: “O programa do PSOL propõe uma segurança pública crítica, com foco nos direitos humanos, no combate à violência e na igualdade racial. Algumas propostas são: criação de uma rede de proteção às mulheres vítimas de violência, com suporte psicossocial e delegacia 24 horas; implementação de cotas étnico-raciais na segurança pública, capacitação antirracista para a Guarda Municipal e plano de ação antirracista; criação de casas e espaços de acolhimento para pessoas LGBTQIA+, programas de proteção e centros de referência; formação adequada para os guardas municipais, que devem respeitar os direitos humanos; combate à intolerância religiosa, com delegacias especializadas em crimes de ódio; implementação de políticas públicas de acolhimento e assistência social para a população em situação de rua”.

DL - O candidato tem planos para a pasta de Emprego?

Zé Manoel: “Nossa proposta foca o trabalho e a renda, valorização dos servidores e Economia Solidária. Economia Solidária: Política de Estado permanente, com investimentos, espaços de comercialização, crédito e apoio a cooperativas e informais. Agricultura Familiar e Pequenos Comerciantes: Banco Municipal de Economia Solidária, apoio jurídico e contábil e fortalecimento das cooperativas de crédito. Trabalho: Redução da jornada, regulamentação do trabalho por aplicativos e pontos de apoio para os trabalhadores de aplicativos. Servidores Públicos: Concursos públicos, recomposição salarial, melhoria das condições de trabalho, estabilidade, licença parental de 180 dias, formação continuada, revisão dos planos de carreira e reversão da terceirização. Outras propostas: Programas de renda para LGBTQIA+, políticas afirmativas para pessoas com deficiência, política de emprego para jovens e incentivos fiscais para empresas que contratarem jovens e adultos com deficiência”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Entenda porque o Brasil não está totalmente livre de ter um furacão

As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem

Diário Mais

Famoso hot dog de 1 kg desce a Serra e chega ao litoral de SP

Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter