X

Guarujá

Aeroporto de Guarujá segue cronograma para iniciar os voos no 1º semestre de 2022

O comandante da Base Aérea, coronel Dayve, que participa desta parceria pela implantação do aeroporto, está animado com o início das atividades dos voos

Da Reportagem

Publicado em 13/10/2021 às 16:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Expectativa é de que aeroporto de Guarujá receba voos já em 2022 / Divulgação

O cronograma de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá segue em andamento, conforme comprovou a deputada federal Rosana Valle (PSB), em visita ao local. A expectativa é que os voos comerciais de aviões civis de pequeno e médio porte comecem no primeiro semestre do ano que vem.

A visita foi acompanhada pela superintendente do aeroporto, Adriana Lopes, da Infraero; pelo comandante da Base Aérea de Santos, tenente-coronel Dayve Morais Paiva, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Gustavo Martins Rondini. Já chegaram os 20 módulos que vão integrar o terminal de embarque e desembarque.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O sistema de embarque e desembarque será por meio de vans, que farão o transporte entre as aeronaves e o terminal. São aguardados para os próximos dias mais recursos federais para a implantação da cerca ao redor do aeroporto e demais obras de infraestrutura necessárias. O encaminhamento deste aporte foi acertado pela deputada diretamente com o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, em reunião na quinta-feira, que contou também com o diretor do Departamento de Investimentos da pasta,  Eduardo Henn Bernardi.

A Infraero aguarda também análises de regularização ambiental por parte da Cetesb, do Governo do Estado de São Paulo, e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Prefeitura de Guarujá também pediu a publicação de nova portaria de outorga estabelecendo prazos para as próximas etapas, em atenção aos ajustes já feitos nos projetos. “Contamos com este OK das agências reguladoras”, afirmou o secretário Rondini. 

A deputada Rosana Valle terá uma reunião nos próximos dias com a ANAC, diretamente com o diretor da agência, o tenente-brigadeiro-do-ar, Marcelo Kanitz Damasceno, e irá também à Cetesb para acompanhar o andamento da análise ambiental. “Acompanho esta luta pelo aeroporto de perto e consegui a outorga à Prefeitura e que todo o processo fosse liderado pela Infraero, que atua diariamente para viabilizar este antigo sonho da nossa região”, afirmou.

O comandante da Base Aérea, coronel Dayve, que participa desta parceria pela implantação do aeroporto, está animado com o início das atividades dos voos civis e disse à deputada que os primeiros voos vão decolar   justamente no ano de comemoração do centenário da base. “Toda a região ganha com esta parceria”, afirmou.

A deputada também busca recursos para a terceira fase da obra, que permitirá a operação de aviões de maior porte. Rosana Valle apurou que o custo deste investimento, que inclui a expansão e recapeamento da pista, está em torno de R$ 10 milhões. “Estou empenhada para que o nosso aeroporto possa receber voos comerciais regulares”, concluiu.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter