X

Esportes

Valdivia e Leandro marcam na virada com goleada alviverde em Sorocaba

A dupla salvou o recém-contratado Lúcio, que falhou no posicionamento e permitiu a Ewerthon, ex-Corinthians e Verdão, abrir o placar aos 13 minutos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/01/2014 às 20:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os dois principais jogadores ofensivos do Palmeiras estrearam na temporada deste domingo comprovando sua condição. Valdivia e Leandro balançaram as redes e comandaram a virada do time sobre o Atlético Sorocaba na vitória por 4 a 1, fora de casa, que mantém os 100% de aproveitamento no ano do centenário.

A dupla salvou o recém-contratado Lúcio, que falhou no posicionamento e permitiu a Ewerthon, ex-Corinthians e Verdão, abrir o placar aos 13 minutos. Aos 21, contudo, Valdivia concluiu bela jogada de Marcelo Oliveira e Wendel para começar 2014 fazendo um bonito gol, empatando o confronto.

Mais aceso após deixar sua marca, Valdivia iniciou o lance da virada, tocando para Alan Kardec rolar para Leandro deixar um adversário no chão antes de finalizar um golaço, aos 22 minutos. Oito minutos depois, o estreante Marquinhos Gabriel, pouco após sair do banco, dominou lançamento de Henrique e rolou para Juninho selar o marcador. O ex-meia do Bahia ainda deu outra assistência, para Wesley fechar a goleada aos 47.

Com três vitórias em três rodadas no Campeonato Paulista, o Palmeiras segue líder do grupo D e volta a campo às 19h30 (de Brasília) para enfrentar a Penapolense, no Pacaembu. Já o Atlético Sorocaba, com só um ponto no grupo A, visita o Mogi Mirim às 17 horas de quarta-feira.

Valdivia comandou a reação do Verdão (Foto: Piervi Fonseca/Agif)

O jogo

Com uma semana a mais de trabalhos físicos do que os colegas, Valdivia já estreou como titular na temporada, e Gilson Kleina justificou todo o preparo especial armando um esquema pensando nele. Resolveu poupar Serginho e armou um 4-3-3 com Leandro ao lado de Mazinho e Alan Kardec.

A tática era a mesma do título da Série B, mas apareceu um descuido defensivo. Marcelo Oliveira subia com Wesley e o Atlético Sorocaba soube aproveitar o buraco entre Lúcio e Henrique e seus companheiros explorando a velocidade de Ewerthon, ex-atacante do Corinthians e que atuou no Verdão em 2010. O jogador de 32 anos cansou de se aproveitar das costas de Lúcio.

Aos 11, Ewerthon quase deixou o seu. Dois minutos depois, um descuido de Lúcio foi fatal. O veterano não acompanhou Henrique na formação de linha de impedimento e nem se esforçou para correr atrás do camisa 10 atleticano, que correu para esticar a perna e superar Fernando Prass, abrindo o placar.

O lance do gol mostrou que o Verdão precisava de um líbero para Ewerthon não constranger Lúcio ainda mais e Kleina, então, transformou Marcelo Oliveira em terceiro zagueiro. O volante de origem, contudo, tem boa condição física para subir e, por isso, foi fundamental para arrumar, também, o placar.

Aos 21 minutos, Marcelo Oliveira foi à frente e esperou o tempo certo para tocar na medida entra três rivais para Wendel, que também teve precisão ao fazer a bola atravessar cinco adversários até encontrar Valdivia. O chileno dominou o cruzamento rasteiro de canhota e bateu de direita, sem deixar a bola cair, para já começar 2014 com um belo gol.

Foi um lance para acordar o camisa 10, que pouco corria e errava passes. Pouco depois de seu gol, ele e os outros atletas ainda tiveram o tempo técnico para se refrescar do calor. Na volta, mais uma vez Ewerthon dando trabalho, dando o primeiro dos dois chutes que Prass defendeu no mesmo lance, impedindo o gol não só do ex-corintiano, mas também de Chico, aos 34 minutos.

O Verdão, porém, melhorou seu posicionamento e conseguia manter a bola na frente, explorando Wendel na direita e quase desempatando com Leandro no fim do primeiro tempo. No retorno do intervalo, enfim, Valdivia acordou, com passes que mostram sua classe, inclusive de calcanhar, e provocando como em suas boas fases.

Logo aos nove minutos, Fabão, jogador mais alto em campo, bloqueou chute de Valdivia dando socos e até cotovelada no chileno, que revidou com tapas e não se intimidou com as ameaças do alto zagueiro. Ambos levaram cartão amarelo, mas ficou clara a vontade do camisa 10.

Aos 13, o meia bateu falta com perigo. Nove minutos depois, iniciou a jogada da virada, tocando para Alan Kardec rolar para Leandro. O atacante fez mais um golaço na carreira, dominando na entrada da pequena área, deixando Fabão no chão e tocando por cima do goleiro Fábio, que resvalou na bola sem conseguir evitar a conclusão positiva do lindo lance.

O Atlético Sorocaba, que já tinha perdido dois jogadores por lesão, ainda tentava se encontrar, enquanto o Verdão usufruía de seu elenco. Aos 30 minutos, Marquinhos Gabriel, que tinha entrado no lugar de Mazinho, dominou preciso lançamento de Henrique do campo de defesa e, na grande área, rolou para Juninho ampliar o placar.

Os pouco mais de 15 minutos restantes só serviram para Mendieta estrear na temporada e o Palmeiras trocar passes de primeira ao som de “olé” da sua torcida, que compareceu em bom número em Sorocaba. A tranquilidade de um time que inicia o centenário da maneira mais tranquila possível. E ficou tudo ainda mais feliz quando Marquinhos Gabriel recebeu de Juninho e rolou para Wesley transformar a vitória em goleada já nos acréscimos.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter