X

Esportes

Taça das Favelas Guarujá abre inscrições

Torneio promete mobilizar mais de mil adolescentes de comunidades da cidade

Da Reportagem

Publicado em 01/07/2022 às 17:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A expectativa é que a competição mobilize mais de mil crianças e adolescentes de Guarujá / Divulgação/PMS

No único país que participou de todas as copas e conquistou a marca de pentacampeão mundial, ser jogador de futebol é um dos sonhos que costumam nascer logo na primeira infância, despertado pela paixão dos pais ao comemorar gols do time preferido e principalmente pelas histórias de superação dos atletas. Quem vive no Brasil sabe o poder que uma bola rolando no campo tem.

E é por acreditar que o esporte, ao lado da educação e cultura, é capaz de transformar vidas – e em sonhos também –, que a Santos Brasil é patrocinadora máster da Taça das Favelas Guarujá, que tem inscrições abertas a partir desta quarta-feira (29) para meninos e meninas de 14 a 18 anos que vivem em comunidades da cidade. A expectativa é que a competição mobilize mais de mil crianças e adolescentes de Guarujá, município onde a Companhia opera o Tecon Santos, maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul.

Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), a Taça das Favelas é a maior competição de futebol entre comunidades do mundo. Desde 2012, já atraiu mais de 100 mil adolescentes de favelas de todo o País e revelou craques como Patrick de Paula, ex-Palmeiras e atual jogador do Botafogo. Patrick nasceu no bairro de Santa Margarina, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi campeão de 2017 da edição carioca do campeonato promovido pela Cufa.

A edição de Guarujá é realizada pela Cufa Baixada Santista e começa a partir do dia 16 de julho com peneiras nas comunidades.

"Com a Taça das Favelas, a Santos Brasil segue com seu compromisso de apoiar iniciativas de inclusão social com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte, promovendo cidadania e desenvolvimento local. Somente neste ano, a Companhia apoiará mais de 20 eventos e projetos com este propósito em regiões onde está presente", destaca Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil.

Referência em operações portuárias e logísticas, a Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem agenda ESG integrada ao modelo de negócio. Suas ações integram desde 2020 o índice S&P/B3 Brasil ESG, composto por um seleto grupo de empresas que possuem boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e elevados padrões de governança corporativa.

Em janeiro deste ano, as ações passaram a integrar também outros dois índices da B3 que levam em consideração o foco das empresas em ESG: o ICO2, índice Carbono Eficiente, que demonstra o comprometimento com uma economia de baixo carbono; e o IGPTW, que reúne as companhias que possuem as melhores práticas no mercado de trabalho, certificadas pela consultoria global Great Place to Work (GPTW).

Deraldo Silva, coordenador da Cufa Baixada Santista, destaca a importância do patrocínio da Santos Brasil, principalmente neste momento marcado pela abertura após a pandemia de Covid-19. Antes de Guarujá, foram realizadas competições em Santos e Praia Grande.

"Quando começamos a Taça, os jovens estavam dispersos. A competição ajuda a virar esse jogo. Como um dos pré-requisitos para participar do torneio é estar frequentando a escola, conseguimos restabelecer esse vínculo importante desses meninos e meninas com a educação, dar um objetivo a eles, que passaram a ser motivo de orgulho para pais e comunidade", diz.  

Serviço:

O que: inscrições abertas da Taça das Favelas Guarujá, com patrocínio máster da Santos Brasil.  

Quando: de 29/06 a 04/07.

Quem pode participar: meninos e meninas entre 14 e 18 anos moradores das comunidades, por meio de associações de bairro, líderes comunitários e escolinhas de futebol.

Onde: as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Placar Esportivo.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ALERTA

Paguei com Pix, mas era golpe; saiba como recuperar o dinheiro

Advogado explica o que fazer e quais instituições podem ajudar a se livrar do prejuízo

Brasil

Nota Fiscal Paulista libera R$ 35,6 milhões; veja como resgatar

Do total, R$ 16,8 milhões são destinados a pessoas físicas que cadastraram seu CPF em compras feitas em abril

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software