Esportes

Taça das Favelas Guarujá abre inscrições

Torneio promete mobilizar mais de mil adolescentes de comunidades da cidade

Da Reportagem

Publicado em 01/07/2022 às 17:12

Comentar:

Compartilhe:

A expectativa é que a competição mobilize mais de mil crianças e adolescentes de Guarujá / Divulgação/PMS

No único país que participou de todas as copas e conquistou a marca de pentacampeão mundial, ser jogador de futebol é um dos sonhos que costumam nascer logo na primeira infância, despertado pela paixão dos pais ao comemorar gols do time preferido e principalmente pelas histórias de superação dos atletas. Quem vive no Brasil sabe o poder que uma bola rolando no campo tem.

E é por acreditar que o esporte, ao lado da educação e cultura, é capaz de transformar vidas – e em sonhos também –, que a Santos Brasil é patrocinadora máster da Taça das Favelas Guarujá, que tem inscrições abertas a partir desta quarta-feira (29) para meninos e meninas de 14 a 18 anos que vivem em comunidades da cidade. A expectativa é que a competição mobilize mais de mil crianças e adolescentes de Guarujá, município onde a Companhia opera o Tecon Santos, maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul.

Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), a Taça das Favelas é a maior competição de futebol entre comunidades do mundo. Desde 2012, já atraiu mais de 100 mil adolescentes de favelas de todo o País e revelou craques como Patrick de Paula, ex-Palmeiras e atual jogador do Botafogo. Patrick nasceu no bairro de Santa Margarina, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi campeão de 2017 da edição carioca do campeonato promovido pela Cufa.

A edição de Guarujá é realizada pela Cufa Baixada Santista e começa a partir do dia 16 de julho com peneiras nas comunidades.

"Com a Taça das Favelas, a Santos Brasil segue com seu compromisso de apoiar iniciativas de inclusão social com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte, promovendo cidadania e desenvolvimento local. Somente neste ano, a Companhia apoiará mais de 20 eventos e projetos com este propósito em regiões onde está presente", destaca Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil.

Referência em operações portuárias e logísticas, a Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem agenda ESG integrada ao modelo de negócio. Suas ações integram desde 2020 o índice S&P/B3 Brasil ESG, composto por um seleto grupo de empresas que possuem boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e elevados padrões de governança corporativa.

Em janeiro deste ano, as ações passaram a integrar também outros dois índices da B3 que levam em consideração o foco das empresas em ESG: o ICO2, índice Carbono Eficiente, que demonstra o comprometimento com uma economia de baixo carbono; e o IGPTW, que reúne as companhias que possuem as melhores práticas no mercado de trabalho, certificadas pela consultoria global Great Place to Work (GPTW).

Deraldo Silva, coordenador da Cufa Baixada Santista, destaca a importância do patrocínio da Santos Brasil, principalmente neste momento marcado pela abertura após a pandemia de Covid-19. Antes de Guarujá, foram realizadas competições em Santos e Praia Grande.

"Quando começamos a Taça, os jovens estavam dispersos. A competição ajuda a virar esse jogo. Como um dos pré-requisitos para participar do torneio é estar frequentando a escola, conseguimos restabelecer esse vínculo importante desses meninos e meninas com a educação, dar um objetivo a eles, que passaram a ser motivo de orgulho para pais e comunidade", diz.  

Serviço:

O que: inscrições abertas da Taça das Favelas Guarujá, com patrocínio máster da Santos Brasil.  

Quando: de 29/06 a 04/07.

Quem pode participar: meninos e meninas entre 14 e 18 anos moradores das comunidades, por meio de associações de bairro, líderes comunitários e escolinhas de futebol.

Onde: as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Placar Esportivo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa da Tainha começa neste final de semana em Praia Grande

Atração gastronômica ocorre no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

Santos

Aprenda e jogue! ODS vira tema de jogo de tabuleiro e digital

Board game também estará disponível para celular e computador

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter