Continua depois da publicidade
O alemão Nico Rosberg dominou todo o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, prova que abriu o calendário da temporada de 2014 da categoria. Na madrugada deste domingo, o piloto da Mercedes assumiu a primeira colocação logo na largada e não a perdeu mais até receber a bandeira quadriculada.
Rosberg largou na terceira posição e antes mesmo da primeira curva já ocupava a primeira colocação, com ultrapassagens sobre Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo. Com a Mercedes à frente das outras rivais, o piloto alemão não foi mais ameaçado e venceu a corrida na Austrália, que este ano chegou a sua 30ª edição. O primeiro GP no país, em 1985, foi vencido justamente por seu pai, Keke Rosberg.
A segunda posição em Melbourne ficou com o local Daniel Ricciardo, que fez seu fim de semana de estreia pela equipe Red Bull. O pódio ainda contou com o dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren, logo em seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 da carreira. Em quarto ficou Jenson Buttom seguido por Fernando Alonso e Valtteri Bottas.
Como era esperado, a corrida deste domingo foi marcada pelos problemas de confiabilidade dos carros por conta da grande mudança no regulamento técnico da Fórmula 1. Pole position, Lewis Hamilton deixou a prova ainda na quarta volta, pouco antes de Sebastian Vettel. No total, sete pilotos dos 22 do grid abandonaram.
Continua depois da publicidade
Um deles foi o brasileiro Felipe Massa, da Williams. Mas o problema dele não foi mecânico. Ainda na primeira curva da corrida, ele foi atingido pelo japonês Kamui Kobayashi, da Caterham, e abandonou.
A segunda etapa do calendário será disputada em duas semanas, com o Grande Prêmio da Malásia em 30 de março.
Continua depois da publicidade
A prova
O Mundial de 2014 da Fórmula 1 começou com alguns minutos de atraso. Quando todos os carros estavam posicionados no grid à espera da largada, a direção da prova decidiu fazer uma segunda volta de apresentação, já que a Marussia de Jules Bianchi morreu.
Na segunda tentativa, a largada ocorreu. E com emoções. Nico Rosberg foi bem e ganhou dois postos para assumir a primeira colocação da prova, deixando Daniel Ricciardo em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. Já na primeira curva, Felipe Massa foi atingido pela Caterham de Kamui Kobayashi, que freou muito tarde, e abandonou.
Continua depois da publicidade
Pole position, Lewis Hamilton sofreu com um problema de motor logo nas primeiras voltas e começou a perder posições rapidamente. No quarto giro, recolheu seu carro aos boxes e abandonou. Tetracampeão da categoria, Sebastian Vettel parou logo em seguida.
As primeiras voltas em Melbourne mostraram a boa forma do carro da Williams. Companheiro de Massa na equipe britânica, Valtteri Bottas largou em 15º e sete giros depois já ocupava a sexta colocação. Mas as chances do finlandês acabaram logo. Na décima volta, ele tocou o muro e perdeu uma das rodas.
O acidente de Bottas causou a entrada do safety car no 12º giro, o que motivou a maioria dos pilotos a entrarem nos boxes para a primeira troca de pneus. Após a relargada, Nico Rosberg continuou a andar na frente com muita tranquilidade, sem ser ameaçado pelos adversários.
Continua depois da publicidade
Mesmo caindo na classificação por conta do pequeno acidente, Bottas foi um dos destaques da prova. O finlandês manteve ritmo forte e foi ganhando posições novamente até cruzar a linha de chegada na sexta posição.
Rosberg não teve o mesmo tipo de emoção. Sempre com vantagem confortável, manteve o ritmo forte até garantir a vitória da primeira corrida do ano e comprovar a superioridade do carro da Mercedes para o início do Mundial.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1:
1: Nico Rosberg (ALE/Mercedes/#6)
2: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull/#3)
3: Kevin Magnussen (DIN/McLaren/#20)
4: Jenson Button (ING/McLaren/#22)
5: Fernando Alonso (ESP/Ferrari/#14)
6: Valtteri Bottas (FIN/Williams/#77)
7: Nico Hulkenberg (ALE/Force India/#27)
8: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari/#7)
9: Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso/#25)
10: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso/#26)
11: Sergio Pérez (MEX/Force India/#11)
12: Adrian Sutil (ALE/Sauber/#99)
13: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber/#21)
14: Max Chilton (ING/Marussia/#4)
15: Jules Bianchi (FRA/Marussia/#17)
Continua depois da publicidade
Não completaram:
Romain Grosjean (FRA/Lotus/#8)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus/#13)
Marcus Ericsson (SUE/Caterham/#9)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull/#1)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes/#44)
Felipe Massa (BRA/Williams/#19)
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham/#10)