X

Esportes

Palmeiras vira contra Linense e começa centenário em paz com torcida

O placar positivo garantiu a festa da torcida, que chegou a ameaçar uma vaia no momento em que o Verdão estava com resultado adverso

Publicado em 18/01/2014 às 19:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Palmeiras levou um susto, mas venceu o primeiro jogo oficial que disputou no ano em que festeja seu centenário. Na tarde deste sábado, o time do técnico Gilson Kleina derrotou o Linense de virada, por 2 a 1, no estádio do Pacaembu, na rodada de abertura do Campeonato Paulista.

O placar positivo garantiu a festa da torcida, que chegou a ameaçar uma vaia no momento em que o Verdão estava com resultado adverso. Depois de muitos protestos no ano passado, a equipe assegura pelo menos um início de 2014 em paz com as arquibancadas.

O Linense abriu o placar em falha de Fernando Prass, que foi aproveitada pelo atacante Anselmo, revelado nas categorias de base do próprio Verdão. No entanto, no segundo tempo, o time de Gilson Kleina virou. Destaque da partida, Mazinho fez o gol de empate e mostrou que pode ter espaço nesta volta de empréstimo do futebol japonês.

Já o atacante Alan Kardec marcou o segundo. Apesar de ter contratado sete reforços para 2014, o Palmeiras teve as estreias de apenas dois: Diogo foi titular, enquanto França entrou no segundo tempo. Já Rodolfo ficou no banco o tempo todo. Os demais contratados sequer foram relacionados, por questões físicas.

Alan Kardec foi o autor do gol da vitória do Palmeiras na rodada de abertura do Paulistão (Foto: Cesar Greco/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Nesta primeira rodada, jogadores importantes também ficaram fora, como Valdivia, Mendieta e Leandro, que ainda estão em processo de preparação para a temporada. Apesar de o aniversário de 100 anos ser apenas em agosto, o clube vive grande expectativa da torcida desde este início de temporada.

Na próxima rodada do Estadual, o Palmeiras enfrentará o Comercial, na noite de quinta-feira, no Palma Travassos. Já o Linense buscará sua reação diante do Rio Claro, na terça, no Gilberto Siqueira Lopes.

O jogo

O Palmeiras começou a partida com a posse de bola na frente, para tentar aproveitar o mando de campo. Assim, no primeiro minuto de jogo, Alan Kardec cruzou da direita, e Mazinho apareceu atrás da zaga, se atirando para alcançar a bola, que passou por cima da meta. No entanto, no lançamento de resposta do Linense, Henrique errou o tempo de bola, perdeu para Anselmo e caiu no gramado, enquanto o atacante avançou em direção à área, mas o árbitro marcou toque de mão do jogador do Linense, que reclamou.

Sob sol forte na capital paulista, o Verdão não conseguiu manter por mais de 15 minutos o ritmo forte. Mesmo assim, o time de Gilson Kleina ameaçou com Mazinho, que dominou pela esquerda, encarou a marcação e, apesar de ser canhoto, puxou para o meio e bateu de direita, para fora. Depois de passagem por empréstimo pelo futebol japonês, Mazinho participou da maior parte das jogadas ofensivas do time no primeiro tempo.

No entanto, o Palmeiras tinha dificuldade para balançar as redes. Já o Linense, mesmo com a postura bem defensiva, ainda se aventurava no ataque eventualmente. João Paulo recebeu toque curto em cobrança de falta na intermediária e arriscou a batida, mas a bola desviou no meio do caminho e quase enganou o goleiro Fernando Prass.

Aos 23, o time mandante enfim criou lance de perigo, mais uma vez com Mazinho, que recebeu lançamento com liberdade pela esquerda, dominou no peito, avançou em diagonal e chutou forte, mas o goleiro rebateu, enquanto Diogo esperava uma chance no meio. A insistência do Palmeiras pela esquerda deixou Serginho quase esquecido pela direita. Além disso, Alan Kardec pouco aparecia na partida, sem receber cruzamentos.

Pouco depois, em mais uma jogada pela esquerda, Marcelo Oliveira tabelou com Mazinho e chegou à área, rolando para Juninho finalizar e dar trabalho ao goleiro. Depois de atuar melhor que o adversário, o Palmeiras foi castigado por conta de uma série de equívocos. Fernando Prass saiu errado em cobrança de escanteio, deu um susto na torcida e permitiu nova batida para o adversário, no lado oposto.

Assim, aos 35, João Paulo bateu novo escanteio, o goleiro falhou novamente, já que trombou com Tiago Alves e com o adversário Alex Moraes, sem conseguir afastar a bola da área. Com Prass caído, a sobra ficou para Anselmo, que mandou para as redes. Os palmeirenses ainda reclamaram bastante, alegando falta no goleiro, mas o árbitro considerou tudo normal. Para piorar, Tiago Alves se lesionou no lance e precisou ser substituído. Felipe Menezes entrou no Verdão, obrigando Marcelo Oliveira a recuar para a zaga.

Em desvantagem, o Verdão finalmente descobriu o lado direito do campo, onde Wesley fez jogada individual e bateu com perigo, para fora. Antes do fim do primeiro tempo, João Lucas encontrou liberdade pela esquerda e bateu cruzado, exigindo defesa de Fernando Prass. A bola quase sobrou para Anselmo marcar mais um. Na resposta, Mazinho rolou para Felipe Menezes, que soltou um chute forte, por cima do gol.

A surpresa para a torcida palmeirense foi a postura ousada do Linense no início do segundo tempo. Em vez de só aguardar os avanços do time da capital, os visitantes quase aproveitaram novo erros palmeirense em cobrança de escanteio, já que Toby pegou livre na área e bateu por cima do travessão de Prass. O Palmeiras respondeu em chute perigoso de Wesley, mas o Verdão logo percebeu que precisaria de mais cuidados na zaga.

Com dez minutos de etapa, a torcida perdeu a paciência, observando o time tocar a bola no setor defensivo, sem saber o que fazer para superar o adversário. Depois de parte dos palmeirenses até vaiar a equipe, o Verdão empatou contando com seu jogador mais participativo em campo. Aos 13, Serginho cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e chegou na esquerda para Mazinho, que driblou o marcador e soltou um chute forte para marcar um belo gol.

Pouco depois, o time mandante quase ampliou. Felipe Menezes bateu falta para a área, Marcelo Oliveira deu um leve desvio e quase tirou do goleiro, que caiu em cima da bola. A torcida percebeu o bom momento e empurrou o time, que virou o placar. Aos 23, Alan Kardec recebeu pela esquerda da área e tocou na saída do goleiro, para ver a bola entrar devagar, enquanto defensores tentavam evitar o gol.

Para tentar se recuperar, o técnico Bruno Quadros tirou João Paulo e colocou Branquinho, mas o Verdão quase marcou o terceiro em um erro feio da zaga do Linense, que deixou a bola sobrar limpa para Mazinho. No entanto, o meia-atacante finalizou para fora, em tentativa da meia-lua.

Aos 30, Gilson Kleina promoveu mais uma estreia no Palmeiras (Diogo estava desde o início da partida), tirando Wesley para colocar o volante França. A partir daí, o Linense se aventurou no ataque no desespero, mas o Verdão controlou bem para assegurar seus três primeiros pontos no Campeonato Paulista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter