X

Esportes

Copa do Mundo tende a reduzir consumo de energia, diz associação do setor

As partidas que serão realizadas entre junho e julho nas cidades-sede acabarão transformando dias úteis em típicos feriados, dando uma folga adicional para o gargalo de oferta das empresas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/05/2014 às 19:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em ano com poucas chuvas e muitos problemas para o setor elétrico, a Copa do Mundo será um verdadeiro alívio para os distribuidores de energia. Embora a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tenha identificado atrasos nas obras de empreendimentos energéticos que atendem ao Mundial em pelo menos metade das cidades-sede, as partidas que serão realizadas entre junho e julho acabarão transformando dias úteis em típicos feriados, dando uma folga adicional para o gargalo de oferta das empresas.

"Os dias de jogos da Copa se comportam como domingos ou feriados Do ponto de vista da carga no sistema, o mundial traz até um alívio, porque a demanda é menor do que a de um dia de semana típico", explicou o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite. "A indústria para, o comércio fecha, as pessoas ficam em casa, então há uma folga significativa no sistema."

De acordo com gráficos da entidade, antes dos jogos disputados pela Seleção Brasileira na Copa de 2010 a carga de energia em uso no País caiu em média 6.400 megawatts (MW). Isso é praticamente o dobro da energia que não pôde ser contratada no leilão de dezembro do ano passado e causou um grande rombo no setor em 2014. Na ocasião, a demanda não atendida pelas distribuidoras foi de 3.300 MW médios. "E durante o dia todo a carga é menor do que a de um dia normal de trabalho. Copa do Mundo é bom para a exposição das distribuidoras", acrescentou o executivo.

A preocupação, segundo Leite, é justamente com essa retomada expressiva e abrupta no consumo logo após o término das partidas, ainda que o pico de utilização de eletricidade seja menor do que o de um dia útil. "O sistema tem que ter uma potência suficiente para suportar essa aceleração instantânea da carga depois dos jogos, mas eu acredito que passaremos tranquilamente pela Copa", completou.

A Copa do Mundo será um verdadeiro alívio para os distribuidores de energia (Foto: Vipcomm)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter