X

Iniciativa!

Projeto que deu trabalho a população em situação de rua recicla 168 t de lixo

Projeto, que começou em 2001, hoje tem como parceiro a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Da Reportagem

Publicado em 08/04/2024 às 23:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De acordo com Rubens Lyra, Coordenador do Recifran, o processo de acolhimento identifica candidatos nos Centros Temporários de Acolhida / SEFRAS / SITE OFICIAL

Com o principal objetivo de proporcionar ações formativas e de inclusão para a população em situação de rua na cidade de São Paulo nasceu o 'Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem – Recifran'. No ano de 2023, foram realizados cerca de 50 atendimentos diários, oferecendo atividades de formação e geração de renda, por meio da coleta e reciclagem, alcançando 108 pessoas e reciclando um total de 168 toneladas.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O projeto, que começou em 2001, hoje tem como parceiro a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e mantém cooperação com diversas empresas e instituições como Instituto Muda, MUSA.co, Residencial Chácara do Povo, Projeto Três Corações e Universidade Mackenzie.

De acordo com Rubens Lyra, Coordenador do Recifran, o processo de acolhimento identifica candidatos nos Centros Temporários de Acolhida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“O propósito é não apenas a geração de renda em si, como também o desenvolvimento da autonomia dos atendidos, para que possam ter a perspectiva de sair das ruas. O atendimento, que é realizado sob demanda, visa orientar o projeto de vida individual de cada participante, para a construção de uma ‘porta de saída qualificada’. Toda a renda obtida com o material reciclado é revertida diretamente para os trabalhadores, enquanto a equipe técnica dedica-se à formação, acompanhamento e organização”, explica.

Além do serviço de reciclagem, os assistidos passam por grupos de orientação de trabalho, com formações como informática, jardinagem e artesanato. Também são realizadas oficinas, palestras e rodas de conversa, abordando temas sobre direito dos trabalhadores e assuntos importantes para a reinserção social.

“À medida que avançamos, em 2024 buscaremos estabelecer novas parcerias para promover oportunidades de trabalho e melhorar a infraestrutura do serviço. Nosso objetivo é qualificar ainda mais a geração de renda e proporcionar chances reais de autonomia e saída de pessoas em situação de rua”, finaliza Lyra.

Para colaborar com o trabalho realizado pelo Sefras – Ação Social Franciscana e conhecer mais sobre os impactos dessas ações, bastar acessar o site.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado do Dia de Sorte no concurso 916, nesta terça (21)

O prêmio é de R$ 350.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6446, nesta terça (21)

O prêmio é de R$ 700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter