Continua depois da publicidade
A comoção em busca de presentes no Dia das Mães leva muitos consumidores a não prestarem a atenção devida aos sites de compras online que frequentam ou mesmo a loja onde utilizam seus cartões de crédito. A data ocupa o lugar de segunda maior demanda de compras do ano, perdendo apenas para o Natal.
Esse ano, há previsão de aumento entre 4% e 6% nas vendas em relação ao ano passado somente no período que antecede a comemoração. As compras online têm ganhado cada vez mais visibilidade no setor pela praticidade e comodidade, com crescimento de mais de 20% em relação a 2013. A data representa o cenário ideal para que fraudes e golpes sejam aplicados nos consumidores.
“A Internet e a utilização de serviços online têm sido o alvo preferido dos golpistas. O uso do ‘cartão não presente’, ou seja, a não obrigatoriedade do uso do cartão físico traz segurança para os fraudadores, já que não precisam mostrar o rosto para agir”, alerta Joel Nunes, gerente de consultores de soluções para América Latina da ACI Worldwide Brasil e especialista em segurança e prevenção à fraudes bancárias.
Para evitar ser vítima de golpes, o executivo orienta que os consumidores procurem saber se o site é confiável e obtenham referências de amigos ou familiares, além de dar preferência aos estabelecimentos que informam o endereço físico e outros dados que facilitem sua localização como CNPJ, e-mail ou telefone. Um outro cuidado importante é evitar efetuar transações online em computadores públicos, de lan-houses ou cybercafés.
Desconfiar de sites que fornecem apenas números de celulares ou preços baixos demais em relação à concorrência e prestar atenção para que os cadastros sejam preenchidos em sites com endereço eletrônico iniciado pela sigla "https" e que exibam no seu navegador de acesso à Internet um ícone em forma de cadeado colorido e fechado (ao clicar neste deve aparecer o certificado de segurança do site), são outras manobras que podem livrar os consumidores dos golpistas.
Continua depois da publicidade