X

Economia

Dólar avança 12% e lidera ranking de aplicações em março

Impulsionado pelo avanço do dólar o ouro subiu de 10,43%. Já a Bovespa, que liderou os investimentos em fevereiro, ficou na lanterna, com recuo de 0 84%

Publicado em 01/04/2015 às 13:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com valorização de mais de 20% no primeiro trimestre, o dólar foi a aplicação mais rentável em março. No mês, a moeda americana teve alta de 12,04%. Impulsionado pelo avanço do dólar o ouro subiu de 10,43%. Já a Bovespa, que liderou os investimentos em fevereiro, ficou na lanterna, com recuo de 0 84%.

"O dólar se valorizou frente às principais moedas, sobretudo pela discussão de quando os Estados Unidos vão subir os juros", diz Fabio Colombo, administrador de investimentos. "O outro lado é a questão interna: o nosso cenário econômico ruim, a indicação do ministro Levy de que não renovaria o estoque de swaps cambiais, além das turbulências do cenário político", diz. Apesar da valorização, o investimento em dólar para quem não possui dívida em moeda estrangeira ou tem uma viagem marcada é desaconselhado pelos especialistas, pela alta oscilação e grau de risco.

Já o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) - principal termômetro do mercado acionário brasileiro - teve queda de 0,84% no mês. "O cenário ruim interno está espantando os investimentos. Isso é visto na queda dos índices de confiança do consumidor e do empresariado", diz Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper.

O dólar foi a aplicação mais rentável em março (Foto: Agência Brasil)

Para Colombo, a baixa na Bolsa oferece boas oportunidades. "Para quem tem visão de longo prazo e não vai precisar do dinheiro tão cedo, o momento ainda é adequado", diz.

A renda fixa avançou 1,17% em março; os fundos DI, 1,06%. "A renda fixa vem subindo em função das taxas nominais - março teve mais dias úteis, por exemplo -, mas a inflação alta do jeito que está corrói todo o ganho", diz Colombo. O mercado espera um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 1,40% para março, segundo o último boletim de Focus, do Banco Central.

Para Viriato, o atual cenário de incertezas indicam que não é hora de arriscar. "Para o pequeno investidor, não é momento de apostar. Vale a pena esperar mais um pouco, investindo em títulos prefixados ou referenciados à inflação para se proteger" diz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter