X

Economia

Faturamento da indústria cresce 1,9%, mas atividade continua retraída

A capacidade instalada sofreu uma redução de 1,2% em relação a janeiro, enquanto as horas trabalhadas na produção caíram 0,5%, o que, segundo a CNI, mostra “a contração da atividade industrial”

Publicado em 31/03/2015 às 16:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Após três quedas consecutivas, o faturamento da indústria subiu 1,9% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou hoje (31) a pesquisa Indicadores Industriais, o aumento do faturamento foi insuficiente para caracterizar recuperação do faturamento real, que ficou 9,6% abaixo do registrado em fevereiro de 2014.

A capacidade instalada sofreu uma redução de 1,2% em relação a janeiro, enquanto as horas trabalhadas na produção caíram 0,5%, o que, segundo a CNI, mostra “a contração da atividade industrial”. Em fevereiro, a indústria operou com 79,7% de sua capacidade instalada, o menor nível desde fevereiro de 2009.

"Os dois primeiros meses de 2015 sugerem que será um ano de muita dificuldade para o setor industrial. A atividade está em nível muito baixo. Além do ajuste fiscal em curso, é necessário que o governo sinalize que serão tomadas medidas estruturantes para estimular uma reação do setor industrial", afirmou, por meio de nota, o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Após três quedas consecutivas, o faturamento da indústria subiu 1,9% em fevereiro (Foto: Divulgação)

De acordo com a CNI, a contração na atividade industrial teve reflexo na queda dos postos de trabalho, que permaneceram estáveis nos três meses anteriores. Em fevereiro, o indicador de emprego sofreu redução de 0,1% na comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2014, a queda alcançou 3,8%.

Apesar da leve queda no emprego, a massa salarial e o rendimento médio reais aumentaram 0,4% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2014, a massa salarial real apresentou retração de 4,6% e o rendimento médio real queda de 0,8%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter