X

INAUGURAÇÃO

Criado para conectar pesquisadores, Hub de inovação na pesca terá startups em Santos

Espaço vai conectar cientistas do Instituto de Pesca, desenvolvedores de novas tecnologias e empresas privadas a fim de desenvolver "economia azul" 

Nilson Regalado

Publicado em 09/04/2024 às 07:15

Atualizado em 09/04/2024 às 15:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Instalado no Instituto de Pesca, o APTA Hub de Santos terá foco voltado para o setor pesqueiro / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, inaugurou ontem o Hub de Inovação de Santos. A ideia é criar um ambiente capaz de conectar os pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) a startups e empresas da Região Metropolitana da Baixada Santista interessadas em desenvolver soluções tecnológicas para suas atividades produtivas. Instalado no Instituto de Pesca, o APTA Hub de Santos terá foco voltado para o setor pesqueiro, de olho na sustentabilidade e na agregação de valor para os frutos do mar. Outro objetivo é criar facilidades tecnológicas para conectar o pescador artesanal diretamente ao consumidor.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O espaço de inovação terá 24 startups residentes e outras 12 já selecionadas para a etapa de aceleração. E já há demandas apresentadas por três empresas parceiras, interessadas em desenvolver novas tecnologias para seus negócios. “Vamos desenvolver a economia azul, que é saudável e não para de crescer”, resumiu Piai.
“Vamos fomentar um olhar diferente, em busca de uma ação assertiva da pesca com o setor produtivo”, explica Cristiane Neiva, diretora-geral do IP. “As empresas vão trazer as demandas e nós vamos recepciona-las”, completa Carlos Nabil Ghobril, coordenador da APTA.

A cerimônia marcou os 55 anos de fundação do Instituto de Pesca. Instalado atrás do Museu de Pesca, na Ponta da Praia, o centro de pesquisas conta com 25 pesquisadores científicos e gera conhecimento único, exclusivo em todo o País.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Não há nenhum alimento aquático consumido em São Paulo que não tenha tecnologia ou conhecimento desenvolvido no Instituo de Pesca”, resume Sergio Tutui, pesquisador científico do IP e líder em inovação da APTA.

No rol de inovações trazidas ao setor pesqueiro nestes 55 anos, Tutui cita o maior banco de dados sobre a pesca do Brasil, com estatísticas dos desembarques pesqueiros no litoral paulista, ano a ano, há décadas. Outra contribuição foi o desenvolvimento da criação de ostras e mexilhões em cativeiro e a tecnologia para produção de algas marinhas.

‘PESCA FANTASMA’.

Tutui cita entre as prioridades no APTA Hub de Santos a criação de um market place que possa conectar os consumidores diretamente aos pescadores artesanais, uma espécie de IFood ou Rappi dos frutos do mar: “queremos gerar renda para o pescador”.

Outro alvo principal é a chamada ‘pesca fantasma’. E objetivo é dar uma finalidade mais sustentável às redes e demais petrechos descartados no mar, que acabam predando peixes e crustáceos, mesmo ‘fora de serviço’, quando já não servem mais para os pescadores. Nesse caso, a intenção é criar produtos capazes de absorver esses objetos descartados e transformá-los em novos produtos, com todo apelo ecológico que essa reciclagem agrega.

“Todo hub traz inovação e esse nasce com toda a importância que o Instituto de Pesca tem para a comunidade santista. E a pesca é um setor de extrema relevância.. Se tem ciência, temos de apoiar”, completa o jornalista Marcus Fernandes, novo secretário de Meio Ambiente de Santos. 

A cerimônia contou com a presença ilustre do doutor em Biologia Marinha Alberto Amorim, especialista em tubarões, peixes-agulha, peixes-espada e atuns. Amorim foi pesquisador científico do Instituto de Pesca em Santos durante 46 anos, sem registrar uma falta sequer ao trabalho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Exército brasileiro vai excluir comentários de ódio em suas redes sociais

Decisão pode contar com alerta para autoridades

Variedades

Anderson Molejo vai ser enterrado próximo a tia famosa; Saiba quem é

Cantor faleceu na última sexta-feira (26)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter