X

Economia

Como fazer um planejamento financeiro inteligente para 2023?

Ter planejamento financeiro é essencial, afinal ele divide as pessoas que conseguem ter uma vida financeira saudável, daquelas que passam perrengue todo santo mês

Alberto André

Publicado em 09/02/2023 às 16:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Saber administrar o dinheiro é útil tanto na hora de comprar o que você quer, quanto na realização de outros projetos / Divulgação

Apesar de parecer um conceito amplo, ter planejamento financeiro é essencial, afinal ele divide as pessoas que conseguem ter uma vida financeira saudável, daquelas que passam perrengue todo santo mês. Planejar-se financeiramente é um processo constante de refletir sobre suas escolhas e traçar novas rotas referentes aos seus ganhos, gastos e formas de consumo. Além disso, o planejamento ajuda muito na conquista de seus objetivos, sejam eles materiais ou não.

Para Alberto André, CEO do Plusdin, fintech que ajuda brasileiros a tomarem as melhores decisões financeiras para suas vidas, saber administrar o dinheiro é útil tanto na hora de comprar o que você quer, quanto na realização de outros projetos. "Um estudo recente da da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CN), oito em cada 10 famílias brasileiras estão endividadas, algo preocupante, afinal o país tem atingido níveis recordes de inadimplência. Dispor de um planejamento financeiro tornou-se fundamental para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e conquistem sua independência financeira", complementa André.

Porém, apesar da importância desse tema, ainda não é tão comum ver pessoas discutindo e estudando sobre controle financeiro. Por isso, o executivo listou alguns pontos para mudar essa realidade financeira e torná-la ainda mais inteligente:

Conheça seus gastos

O primeiro passo para planejar o futuro das suas finanças é fazer um diagnóstico de como elas estão agora. Você consegue identificar quais são seus gastos frequentes? Para identificá-los, comece listando todas as contas fixas e tente registrar também as despesas diversas do dia a dia. Todo seu planejamento financeiro pessoal depende dessa etapa, já que fica impossível fazer planos sem conhecer a realidade.

Faça um controle financeiro rigoroso

Algumas estratégias simples podem fazer você economizar um valor significativo, como, por exemplo, evitar adquirir itens por impulso e pesquisar os preços em diversos locais antes de finalizar a compra. Outra maneira de diminuir os seus gastos e fazer sobrar mais dinheiro é cortar custos desnecessários, além de optar por contas bancárias sem tarifas e por cartões de crédito que não cobrem anuidade. Cancelar um pacote de celular ou de televisão a cabo que esteja subutilizado também pode ajudar.

Informe-se sobre educação financeira

Investir em educação financeira é um caminho muito produtivo para aperfeiçoar seu planejamento financeiro pessoal. Quanto mais você ler e discutir sobre isso, mais fácil será entender como lidar com o dinheiro. Os livros "Pai Rico, Pai Pobre" do Robert T. Kiyosaki, "Como Organizar Sua Vida Financeira" do Gustavo Cerbasi e "Saiba Mais Para Gastar Menos" da Elaine Toledo são excelentes quem tem interesse em saber mais sobre o tema. E o melhor: existem diversos canais para quem quer se educar financeiramente, como fóruns na internet e sites especializados, a exemplo do blog do Plusdin, da Caixa e do Minhas Economias. Vale a pena conhecer os especialistas que promovem essas discussões.

Tenha uma reserva financeira

Um bom planejamento financeiro não pode funcionar sem uma reserva voltada para emergências. Do contrário, sua organização pode ser prejudicada diante de gastos imprevistos ou de um mês com baixa receita. Por mais que seu orçamento esteja controlado, é preciso poupar um valor para situações emergenciais. O indicado é que esta reserva tenha um montante correspondente ao valor de três a seis meses dos seus custos mensais.

Aprenda a investir

Além de saber como ganhar dinheiro e economizá-lo, é importante aprender a investir para ter um planejamento financeiro. Os investimentos fazem com que o valor inicial renda juros, garantindo ainda mais dinheiro.

Utilize Ferramentas de Organização

Utilize a tecnologia para impulsionar sua organização e planejamento. Atualmente, diversas ferramentas podem ser usadas nessas tarefas. É o exemplo dos aplicativos de controle financeiro, que permitem que você registre suas movimentações financeiras e conte com análises estatísticas, mostrando seu padrão de ganhos e gastos. Os aplicativos de bancos também são recursos interessantes que permitem acompanhar facilmente seu saldo e extrato, além de acessar os comprovantes de recebimentos e de pagamentos de contas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ladrão em bicicleta filma roubo e ainda debocha da vítima em Santos; VEJA VÍDEO

O caso aconteceu há poucos metros do 2° Distrito Policial de Santos. "É dos 'menor'. Já era", disse o criminoso

Cotidiano

Rodovias Anchieta e Imigrantes registram 14 km de lentidão nesta manhã

Fluxo de veículos é uma das principais causas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter