Cultura

Economia criativa: Cubatão é escolhida pelo Programa Cria SP pelo potencial na música

Programa incentiva municípios a descobrirem vocações e estimular a economia criativa

Luana Fernandes

Publicado em 27/12/2022 às 15:50

Atualizado em 27/12/2022 às 15:53

Compartilhe:

Comitiva da cidade de Cubatão esteve no Teatro Sérgio Cardoso para o encerramento do programa / Divulgação/PMC

Cubatão é uma das 10 cidades paulistas escolhidas pelo Programa Juntos pela Cultura – Cria SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Associação Amigos da Arte. O programa incentiva municípios a descobrirem suas vocações para potencializar áreas como cultura e turismo e, assim, estimular uma economia mais criativa.

As cidades mapeadas foram reconhecidas por vocações ligadas a peculiaridades de cada uma, como arte urbana, audiovisual, cultura caiçara, entre outras. Cubatão foi escolhida pelo potencial na música (principalmente formação musical), além das práticas conjuntas com dança e teatro.

Em 17 de dezembro, a comitiva da cidade de Cubatão esteve no Teatro Sérgio Cardoso, para o encerramento do programa. "Após 5 meses de intenso trabalho, as 10 cidades participantes do Programa Cria SP, receberam de Sérgio Sá Leitão (Secretário de Estado) os certificados de participação e as publicações de seu Plano Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa. Neste dia, as cidades puderam apresentar seus resultados e trocar experiências, celebrando assim a importância da economia criativa para o desenvolvimento do Estado", explicou a servidora da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão e gestora do projeto, Juliana Sousa.

Mais detalhes sobre o programa e Planos Municipais Participativos de Desenvolvimento da Economia Criativa podem ser acessados no site da associação.

Próximos Passos

Cubatão continuará a desenvolver o Programa Cria SP "Cubatão Cidade Criativa", instituindo o Comitê Municipal Cubatão Cidade Criativa, formado por servidores da Prefeitura, para dar continuidade as demais ações, metas e projetos de desenvolvimentos previstos no Plano de Desenvolvimento em Economia Criativa.

"O objetivo final é organizar a cidade e promover a opinião pública para que Cubatão reúna todos os requisitos para submeter sua candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2025", completou Sousa.

Sobre a importância para Cubatão

Como é conhecida, a cultura de Cubatão – especialmente a produção musical – projetou os talentos da cidade e ajudou a escrever uma nova página na resiliente história do município. O importante processo de revitalização ambiental da cidade e a crescente projeção da vocação artística foram fatores determinantes para essa reescrita. E foi essa capacidade de resignificar sua trajetória que inseriu a cidade de Cubatão no Programa Cria SP.

A gestora explica que a participação Programa Cria SP buscou reafirmar a vocação artística da cidade – centrada na música e expandida às artes cênicas – para que ela passe a potencializar as demais expressões artísticas e promover a interação junto aos setores da sociedade em um grande programa de desenvolvimento da economia criativa, colocando-se como um vetor importante de geração de emprego e renda e potencializando outras áreas como a educação e o turismo.

"É um projeto desafiador e audacioso para cidade, de dedicação contínua em que deve ser construído dia a dia e a muitas mãos. A administração pública, a iniciativa privada e a classe artística promoveram, neste primeiro momento, uma sinergia de ações que entregam para a cidade um robusto Plano Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa que a partir de agora se somará aos demais instrumentos de gestão para que a cidade potencialize programas e projetos já existentes, crie outros e se mantenha em constante evolução para pleitear o reconhecimento e adesão à Rede de Cidades Criativas da UNESCO", explicou Sousa.

O planejamento entregue nesta fase do Programa Cria SP apresenta metas de desenvolvimento a serem implementadas na cidade e propõe 12 projetos para o crescimento do setor criativo que vão desde o fortalecimento do sistema de ensino musical e das artes cênicas à criação de uma série de ações que movimentem a economia através da cultura e do turismo de entretenimento.

Sua importância é vital para pensar novas formas de interação entre os diversos setores da sociedade para pensar a Cubatão do futuro: sustentável, moderna e criativa. É, sobretudo, um projeto de cidade que possui convergência total com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que permitirá em breve a inclusão da cidade neste crescente sistema de cooperação internacional, que é a Rede de Cidades Criativas.

"Este programa tem a importância de se enxergar a cultura e o turismo como uma economia é o principal objetivo deste projeto. A Fundação Getúlio Vargas tem diversos estudos que demonstram o retorno financeiro a cada real empregado em cultura. Para mim, que trabalho nas duas áreas – a música e o direito tributário, foi muito estimulante poder trabalhar num projeto que uniu essas duas áreas", declarou a maestra a fiscal de tributos da Prefeitura de Cubatão Nailse Machado.

De acordo com o Cria SP, a economia criativa no estado representa atualmente 47% do Produto Interno Bruto (PIB) criativo do Brasil. São mais de 150 mil empresas que atuam na área, resultando em 1,5 milhão de empregos e R$ 80 bilhões por ano (3,9% do PIB nacional).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Festa Inverno 2024 é estendida até 10 de agosto; saiba mais

O festival ocorre no Parque do Valongo, novo complexo turístico da cidade e a entrada é gratuita

Cotidiano

8ª ExpoGaúcha chega ao fim neste final de semana no Litoral de SP

O evento promove cultura, moda, artesanato e culinária do Rio Grande do Sul

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter