Os números refletem a grande evolução do setor agrícola local / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de Vargem Grande do Sul é conhecida nacionalmente como a Capital da Batata.
Localizado no interior do estado de São Paulo, o município é o principal polo de uma região que produz, anualmente, cerca de 8 mil sacas do tubérculo.
Esse volume corresponde a aproximadamente 60% de toda a safra de inverno da batata no território paulista.
Continua depois da publicidade
O grupo de municípios envolvidos nessa produção inclui cidades importantes como Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Itobi, Mococa, Porto Ferreira, São João da Boa Vista, Aguaí e Mogi Guaçu.
Os números refletem a grande evolução do setor agrícola local. Normalmente, a região tem capacidade para plantar e colher em 10 mil hectares.
Continua depois da publicidade
No entanto, segundo a Associação de Bataticultores de Vargem Grande do Sul (ABVGS), nesse período específico foram cultivados 15 mil hectares.
De acordo com registros históricos, a produção de batata em Vargem Grande do Sul começou com imigrantes japoneses ainda na década de 1960.
O clima da Capital da Batata favorece essa atividade: a cidade conta com dias amenos e noites frias, ideais para o cultivo.
O interior é uma verdadeira potência no setor agrícola. Um exemplo disso é que 80% de toda a produção de laranja do Brasil vem de uma conhecida cidade do interior paulista.
Continua depois da publicidade
A Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul (ABVGS) foi fundada em 1990.
Atualmente, o grupo reúne 150 membros, que cultivam cerca de 19.500 hectares de batata por ano.