SEDUC

Busca por veículos na internet cresceu 33% em 2014, aponta o WebMotors

Comparado a 2013, a quantidade de ofertas no site cresceu 11,6%, o que indica que o consumidor tem optado mais pelo meio eletrônico

Comentar
Compartilhar
19 FEV 201517h00

Consumidores estão cada vez mais conectados até mesmo ao comprar um veículo. Mesmo com o mercado de novos em baixa, com retração de 6,7%, segundo a Fenabrave, as buscas online cresceram 33,2%, em 2014, segundo levantamento do WebMotors. A busca por veículos novos subiu 26,4%, enquanto a de usados cresceu ainda mais: 55% em relação a 2013.

Esta tendência de mudança de comportamento dos consumidores se reflete no estoque do WebMotors. Comparado a 2013, a quantidade de ofertas no site cresceu 11,6%, o que indica que o consumidor tem optado mais pelo meio eletrônico para a compra e venda de automóveis.

"A praticidade e a segurança do anúncio online têm feito com que compradores e vendedores de automóveis prefiram a internet. Com isso, o crescimento de anúncios e buscas por carros online em 2014 foi expressivo, apesar da queda do mercado", avalia Fernanda Gasciarino Lagroteria, responsável pelas áreas de Produtos, User Experience e Marketing do WebMotors.

O aumento de usuários mobile tem contribuído de forma significativa para esta expansão. "O consumidor já consegue anunciar e vender o seu veículo apenas utilizando o smartphone, de forma rápida e confiável. Além disso, o interessado em comprar um carro consegue ter acesso a mais de 200 mil ofertas do estoque na palma da mão, através do celular", conta.

A busca por veículos novos subiu 26,4% (Foto: Divulgação)

Recente levantamento realizado pela Fenabrave reforça a importância da internet. O estudo revelou que 96% das pessoas que compram um automóvel pesquisam online antes da aquisição. "O comprador chega à concessionária sabendo mais que o vendedor, e a tomada de decisão passa por uma pesquisa na internet, seja para entender mais sobre o produto que pretende comprar, seja para ter ideia dos preços praticados pelo mercado", afirma Fernanda.

Por isso, a executiva explica que o objetivo é estar presente em todas as etapas da negociação. "Além dos classificados, o portal oferece a Tabela Fipe e WebMotors para comparativo de preços; programas de manutenção preventiva veicular e sistema de busca de oficinas certificadas; cotação e contratação de seguro automotivo; e simulação de financiamento. Somado a estas informações, testes comparativos, guia de compra, lançamento de veículos e segredos".