Calisto, hoje com 58 anos, nasceu em Portugal e cresceu em Moçambique / Divulgação
Continua depois da publicidade
Zak Calisto, fundador e CEO da Karooooo, é o mais novo integrante do seleto grupo de bilionários da África do Sul.
Suas ações na empresa agora estão avaliadas em US$ 1,07 bilhão, após a Karooooo atingir uma capitalização de mercado de US$ 1,65 bilhão em 22 de maio. Com isso, Calisto se torna o oitavo bilionário listado no país.
Continua depois da publicidade
Ele possui diretamente 65% das ações da Karooooo e conta ainda com outros 10% atrelados a ele via um acordo que garante direitos de voto favoráveis.
Na última semana, a Karooooo divulgou crescimento de dois dígitos na receita recorrente e um aumento de 25% no lucro por ação até fevereiro de 2025.
Continua depois da publicidade
Com esse marco, Calisto se junta a outros bilionários sul-africanos, como Johann Rupert, Nicky Oppenheimer, Koos Bekker e Patrice Motsepe.
Fundada em 2001 sob o nome Cartrack, a empresa oferece soluções em gestão de frotas, rastreamento de veículos e tecnologia telemática voltada ao setor de seguros.
A trajetória da empresa começou na África do Sul e, com o tempo, expandiu-se para o restante da África, Europa, Ásia e Américas.
Continua depois da publicidade
Desde 2020, a sede está localizada em Cingapura, com operações ativas em 24 países. Atualmente, a África do Sul ainda representa cerca de 75% de seus 2,3 milhões de clientes.
Segundo Calisto, a Ásia é a principal aposta para a expansão futura da companhia, embora aquisições pontuais também estejam no radar.
O nome “Karooooo” homenageia a região do Karoo, área semidesértica sul-africana que inspira o empresário. A grafia inusitada surgiu da decisão de não adquirir o domínio original com o nome "Karoo".
Continua depois da publicidade
Calisto, hoje com 58 anos, nasceu em Portugal e cresceu em Moçambique. Sua família migrou para a África do Sul como refugiada política após o colapso do governo colonial.
Ele largou o curso de ciências atuariais na Universidade de Witwatersrand para servir ao exército e ingressar no mercado de trabalho.
Após experiências no setor bancário e na Netstar, uma concorrente da Karooooo, Calisto identificou uma oportunidade no combate aos roubos de veículos.
Continua depois da publicidade
Com apenas R$ 100 e apoio de operadoras como MTN e Vodacom, fundou o que viria a se tornar uma empresa de alcance global.