A fama ultrapassou fronteiras e conecta o povo e o trabalho da cidade ao mundo / Pexels
Continua depois da publicidade
A cidade de Poços de Caldas, localizada no interior de Minas Gerais, é conhecida nacionalmente como a Capital do Chocolate.
E a alcunha faz jus à realidade: o município foi responsável por 25% da produção de chocolate no mercado brasileiro.
Ao longo do último ano, Poços de Caldas faturou US$ 41 milhões com a produção de chocolate, tornando o setor ainda mais relevante para a economia local.
A fama ultrapassou fronteiras e conecta o povo e o trabalho da cidade ao mundo.
Hoje, mais de dez países compõem a lista de clientes internacionais do município. O principal parceiro comercial é a Argentina, que sozinha responde por US$ 18 milhões do faturamento.
Continua depois da publicidade
Outro grande parceiro de Poços de Caldas é a Itália. É lá que está sediada a Ferrero, dona de marcas conhecidas dos brasileiros, como Raffaello e Ferrero Rocher.
No final da década de 1990, a empresa escolheu o município mineiro para instalar sua primeira fábrica fora da Europa.
A decisão foi baseada em três pilares estratégicos encontrados na região: mão de obra qualificada, um mercado consumidor em expansão e, claro, o acesso à matéria-prima.
Hoje, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de produção de cacau. Na América do Sul, é o segundo maior produtor, ficando atrás apenas do Equador.
Continua depois da publicidade
O interior movimenta o país e faz o Brasil funcionar. Para se ter ideia, 80% de todo o limão produzido no país vem de uma pequena cidade do interior.
Anualmente, o país produz cerca de 300 mil toneladas de cacau e 800 mil toneladas de chocolate.