X

Diário Mais

Vai para o bloquinho? Saiba como se proteger de raios durante tempestades

Mais de 800 pessoas faleceram em decorrência de descargas elétricas nos últimos anos. Especialista destaca dicas de como evitar acidentes durante o carnaval em espaço aberto

Luana Fernandes

Publicado em 12/02/2024 às 13:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Antes de curtir o bloco de rua, confira a previsão do tempo para não ser pego desprevinido / Reprodução

O carnaval chegou e a estimativa é que a folia chame para rua mais de 600 blocos, segundo a Secretaria da Cultura de São Paulo. Contudo, é preciso ficar alerta com as chuvas de verão, já que nessa estação a umidade do ar favorece a formação de tempestades e raios, e podem causar acidentes graves. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 2013 até 2022, mais de 800 pessoas perderam a vida no Brasil devido às descargas elétricas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Diante desse cenário, é fundamental estar bem informado sobre as precauções necessárias para se proteger de incidentes relacionados a raios e trovões em espaços abertos.

1 - Leia as notícias antes de sair de casa e acesse a meteorologia

Antes de planejar qualquer atividade em espaços abertos, é importante que os foliões verifiquem as condições climáticas atuais e as previsões para evitar qualquer surpresa desagradável. Além de ficar atento ao rádio, à televisão, aos jornais e aos sites meteorológicos oficiais.

2 - Se puder, escolha ficar perto de abrigos

Ao chegar no bloquinho, se perceber que uma tempestade se formou, e haverá a ocorrência de raios, fique perto de abrigos físicos - bares, restaurantes e se estiver de carro, fique nas redondezas do estacionamento ou da vaga de rua onde seu veículo se encontra - já que o carro é o ambiente mais seguro para ficar durante tempestades. "Locais abertos, como praças, campos, avenidas e ruas sem qualquer tipo de proteção são extremamente perigosos durante fortes chuvas com raios e trovões", explica Juliano Gonçalves, especialista e Head da divisão de cabos da Megger Brasil.

3 - Fique longe de árvores, postes e objetos altos

O especialista ainda ressalta o cuidado em ficar longe de qualquer superfície que esteja acima do nível do solo. "Durante uma tempestade, as árvores nunca são abrigos seguros, nem postes de energia ou qualquer objeto alto, essas estruturas podem atrair raios, e só de estar próximo a eles pode causar gravidades inimagináveis - não precisa nem tocar para ser atingido, portanto, fique longe deles", alerta Juliano.

4 - Evite áreas descampadas

Durante uma tempestade, locais abertos e descampados aumentam as chances de ser atingido por um raio. A energia elétrica é a segunda força mais poderosa do universo, e quando um raio cai em áreas abertas, ele se dissipa em uma larga área de abrangência. Se estiver em áreas abertas como campos, praias ou parques, procure um abrigo seguro.

5 - Não se esconda debaixo de árvores isoladas

Embora seja tentador buscar abrigo debaixo de uma árvore durante uma tempestade, não é recomendado, isso porque a intensidade típica de um raio é de milhões de volts (na nossa tomada são 110 ou 220 volts), cerca de cem mil vezes mais que um choque de tomada. Com toda essa força, mesmo estando há alguns metros de distância da árvore, o efeito do raio chegará até você. Por isso, evite ao máximo estar perto delas.

Por fim, o especialista informa que é essencial seguir rigorosamente essas precauções para garantir a segurança de todos durante a folia do carnaval. "Não é seguro ignorar os riscos associados a raios e trovões e apenas uma ação consciente pode proteger efetivamente a vida e o bem-estar de cada indivíduo", finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Segundo suspeito por mortes de cabo da PM e filha em SP é preso em Mongaguá

A ocorrência foi registrada no 1º Distrito Policial de Itanhaém. O nome do suspeito preso não foi revelado

Polícia

Armada, 'gangue da bicicleta' rende e rouba família em São Vicente; VÍDEO

O crime aconteceu na Rua Cuiabá na tarde deste sábado (2)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter