X

Turismo

Dicas para aproveitar o Carnaval longe da farra em Itanhaém

Confira os roteiros turísticos que a cidade tem a oferecer

Da Reportagem

Publicado em 09/02/2024 às 22:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Itanhaém conta também com diversas atrações turísticas, que podem ser uma ótima opção para quem vai passar o feriado na cidade, mas não quer cair na folia / Divulgação/PMI

Além dos blocos de Carnaval, Itanhaém conta também com diversas atrações turísticas, que podem ser uma ótima opção para quem vai passar o feriado na cidade, mas não quer cair na folia. Confira abaixo algumas das opções e descubra qual mais combina com você.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Boca da Barra:

Formada pelo encontro das águas do rio com o mar, o local compõem o cenário da Praia da Saudade e a Alameda Emídio de Souza. Por não conter ondas é ideal para prática de esportes como stand up, kitesurf, wakeboard, caiaque e passeio com moto aquática. É considerada ótima para a pesca amadora, além de atrair banhistas diariamente.

Pocinho de Anchieta

O local é ideal para banhos de mar com crianças e está localizado aos pés do morro do Paranambuco, canto esquerdo da Praia do Cibratel. Trata-se de um grande poço natural formado por um círculo de rochas estrategicamente colocadas. Segundo alguns historiadores, foi construído pelos indígenas sob orientação do beato José de Anchieta, de forma que aprisionavam os peixes na época do inverno, tornando a captura mais fácil.

Praia dos Pescadores

A Praia dos Pescadores é famosa por ter servido de cenário para as gravações externas da novela “Mulheres de Areia”, em sua primeira versão, pela TV Tupi, estrelada por Eva Wilma e Carlos Zara. Na Praia está instalado o monumento “Mulheres de Areia”. Nesta praia ainda é possível observar os pescadores artesanais nas suas chegadas das pescarias. Trata-se também de um ótimo local para a prática de surf por ter ondas longas e perfeitas.

Monumento Mulheres de Areia

Localizado na Praia dos Pescadores, foi uma homenagem à primeira versão da novela Mulheres de Areia de Ivani Ribeiro, produzida pela extinta Rede Tupi e exibida entre 26 de março de 1973 a 5 de fevereiro de 1974. A primeira estátua ali colocada foi obra do artista Serafim Gonzáles, que era a imagem utilizada pela TV Tupi na abertura da novela. O monumento é um marco das gravações da novela na cidade que foi gravado durante uma época em que ascendia a teledramaturgia brasileira.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

É localizada entre as praias do Sonho e do Cibratel, na praia da Gruta. Este monumento foi construído por iniciativa particular na década de 60, em dedicação a Nossa Senhora de Lourdes, devido à graça que uma antiga moradora alcançou. A Gruta que hoje se vê no local já não é mais a original, tendo sido substituída, recebendo gramado e mureta, no local reúnem-se os fiéis todos os dias 11 de cada mês para celebração de missa.

Passarela de Anchieta

Construída por meio de Convênio com a Fundação Pró Beatificação de José de Anchieta, das Ilhas Canárias, a passarela de 220 metros tem seu início na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e conduz à Cama de Anchieta, com belo visual do oceano, do Morro do Paranambuco, Pedras da Esfinge e Costão Rochoso da Praia das Conchas. A passarela, construída em madeira, favoreceu o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a esse importante ponto turístico.

Cama de Anchieta

Formação rochosa no costão da Praia do Sonho, onde supostamente o beato José de Anchieta passava algumas horas meditando, criando poemas e a orar à Virgem da Conceição.

Praia das Conchas

A Praia das Conchas é uma pequena enseada no costão rochoso da Praia dos Sonhos, onde o mar ali deposita seus detritos naturais, a visita é muito interessante, pois praticamente não se vê areia, apenas as conchas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Guarujá está entre os destinos turísticos mais procurados no Airbnb

Ubatuba e São Sebastião, no Litoral Norte, também estão entre as 10 cidades mais buscadas na plataforma de hospedagem

Polícia

Tarcísio nega volta da Operação Escudo após desaparecimento de PM

A informação da volta da operação tinha sido confirmada ontem pelo porta-voz da Polícia Militar, Emerson Massera

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter