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Travessias no Litoral de SP terão 5 'novas' embarcações ainda este ano

Investimento previsto pelo Departamento Hidroviário é de R$ 35,1 milhões; veja quais unidades serão entregues

Joseph Silva

Publicado em 27/08/2024 às 19:43

Atualizado em 29/08/2024 às 17:04

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Governo divulga foto de antes e depois de balsa reformada (arquivo) / Divulgação

O governo de São Paulo continua sua estratégia de reformas de embarcações para o serviço de travessias no Litoral de SP. Após entregar três unidades restauradas, o Estado agora promete a reforma de cinco outras embarcações para o segundo semestre.

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, serão investidos R$ 35,1 milhões na reforma dos equipamentos. Três deles, segundo a pasta, já estão em obras de renovação.

Por qual motivo as embarcações estão sendo reformadas?

A administração estadual informou que a renovação estrutural das unidades visa principalmente a segurança e o atendimento da demanda nas cidades.

"Estamos atuando fortemente para garantir a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos que utilizam as Travessias, com foco nas regiões de maior demanda", informou a pasta em seu site.

Além da reforma das embarcações, a secretaria cita a renovação das estruturas que dão suporte às balsas e ao embarque e desembarque de passageiros.

"Estamos reformando estruturas de atendimento aos usuários, estações, flutuantes de atracação e balsas, para garantir, em primeiro lugar, segurança aos usuários, além de conforto e agilidade no serviço".

Reformas anteriores neste ano

A estratégia de reformar os meios de transporte hidroviários não é nova. Anteriormente, neste ano, o governo estadual já havia entregue três outras embarcações reformadas.

Conforme informou o Departamento Hidroviário, duas das embarcações hoje atendem a travessia Santos-Guarujá (FB-21 e FB-27). A terceira opera a travessia de São Sebastião/Ilhabela (FB-28).

Assim, nesta primeira leva de reformas, o caixa estadual investiu um total de R$ 23, 4 milhões. Veja detalhes abaixo:

  • A FB-21 com investimento de R$ 6,8 milhões, tem capacidade para 21 veículos e 158 pedestres.
  • A FB-27 com investimento de R$ 8,5 milhões, tem capacidade para 216 pedestres e 44 veículos.
  • A FB- 28 com investimento de R$ 8,1 milhões, tem capacidade para 44 veículos e 162 pedestres.

As cinco 'novas' embarcações reformadas

Ainda de acordo com informações da pasta, o Departamento Hidroviário está reformando atualmente três embarcações. 

Além disso, também está prevista a entrega, no segundo semestre, da reforma dos atracadouros de São Sebastião e Ilhabela, com um investimento total de R$ 35,1 milhões. Veja quais são as unidades em renovação:

  • A FB-30 com investimento de R$ 8,3 milhões, tem capacidade para 320 pedestres e 56 veículos.
  • A FB-10 com investimento de R$ 9,1 milhões, tem capacidade para 200 pedestres e 32 veículos.
  • Lancha Canéu com investimento de R$ 4,5 que comporta 190 pedestres.
  • Atracadouro de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII), com investimento de R$ 6,9 milhões;
  • Atracadouro de Ilhabela (Flutuante DERSA VI), com investimento de R$ 6,3 milhões.

Alguma embarcação será realmente nova?

O investimento anunciado no comunicado é milionário. Contudo, o Departamento Hidroviário (DH) não cita a entrega de embarcações totalmente novas para complementar a operação de travessias no Litoral de SP. 

Além disso, a data exata para início das operações com as cinco embarcações reformadas não foi confirmada.

Ao DL, o Departamento Hidroviário informou que a reforma de veículos ocorre sempre em períodos de 5 anos e que aposta em uma Parceria Público Privada (PPP) para 2025 a fim de melhorar o serviço de Travessias.

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