X

Santos

Governo de SP entrega balsa totalmente reformada na Travessia Santos-Guarujá

Embarcação FB-26 recebeu investimentos de R$ 4,9 milhões; capacidade de movimentação é de 32 veículos e de 96 passageiros

Da Reportagem

Publicado em 13/02/2023 às 11:37

Atualizado em 13/02/2023 às 15:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Travessia Santos-Guarujá foi utilizada por quase 1 milhão de usuários / Divulgação

A Travessia Santos-Guarujá – a mais movimentada do litoral de São Paulo – voltou a contar com mais uma balsa para o transporte de passageiros. A FB-26, entregue pelo Governo de São Paulo, nesta segunda-feira (13), recebeu investimentos de R$ 4,9 milhões. A última reforma da embarcação ocorreu entre 2016 e 2017. 

A balsa possui 40 metros de comprimento e 13,90 metros de largura, com capacidade para transportar até 32 veículos e 96 passageiros. A reforma incluiu a revisão de quatro motores, a implantação de novo sistema de comando, linha de eixo e máquina do leme, e a substituição de chapas metálicas da estrutura. Os equipamentos de salvatagem, disponíveis aos usuários para emergências, também foram trocados.

Foi feita, ainda, a pintura do casco, que passou por tratamento especial para navegação no mar, além de outras melhorias nos porões, convés e praça de máquinas. A FB-26 está preparada para operar tanto no sistema misto, com transporte de veículos, pedestres e ciclistas, como transportando exclusivamente veículos.

A entrega da balsa foi realizada no estaleiro do Departamento Hidroviário (DH), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), no Guarujá, e contou com a presença da Secretária, Natália Resende. “É uma medida importante para os passageiros da região, que ganham em eficiência e em segurança, visando sempre a continuidade da prestação dos serviços, com qualidade”, afirmou. 

Segundo a Secretária, além de trabalhar no eixo de prestação contínua dos serviços, que é onde a entrega da balsa se encaixa, a SEMIL também foca seus esforços de atuação nos projetos estruturantes, que visam o longo prazo, para viabilizar Parcerias Público-Privadas a fim de modernizar o sistema, aumentar a oferta de embarcações e reduzir o tempo de espera dos passageiros.  

Movimentação - Em dezembro de 2022, a Travessia Santos-Guarujá foi utilizada por quase 1 milhão de usuários – foram 934 mil usuários, pouco mais da metade da movimentação total das oito travessias litorâneas administradas pelo DH, que somaram 1,8 milhão de usuários no mesmo período. O tempo médio de espera na Travessia é de 15 minutos. 

Agendamento – O site do Departamento Hidroviário permite o agendamento de viagens nas travessias por meio do sistema Hora Marcada. Dessa maneira, o usuário evita filas e encurta o tempo de viagem. Já o App Travessias, gratuito pelos sistemas Android e Apple, oferece informações atualizadas aos passageiros, como tempo de espera na fila, condições climáticas na Travessia, quantidade de embarcações em operação, além do valor das tarifas.  

SERVIÇO

Site: http://www.dh.sp.gov.br/travessias/

Aplicativo Travessias: gratuito, disponível para sistemas Android e Apple

Telefone: 0800 773 3711

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quarta etapa do circuito de rua acontece neste domingo; veja percurso

Modelo do 'Circuito Cubatense 7 Km de Corrida de Rua' é único na Região, composto por 10 etapas que seguem até o fim do ano

Itanhaém

Tradicional Festa de Santo Antônio é atração em Itanhaém; veja programação e cardápio

Tradicional festa junina, que vai até dia 30 deste mês, conta com shows, comidas e bebidas típicas, no Belas Artes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter