Diário Mais
Organização de Consumidores e Usuários realizou uma pesquisa que revelou o nível de confiança que os consumidores têm nas marcas mundialmente famosas
Organização de Consumidores e Usuários realizou uma pesquisa que revelou o nível de confiança que os consumidores têm nas marcas mundialmente famosas / Divulgação/Reprodução
Continua depois da publicidade
Ao comprar um carro usado, muitos consumidores consultam a opinião de especialistas, mecânicos, oficinas, fóruns e pessoas próximas para ter uma ideia de quão confiável o modelo pode ser. Também apostam na popularidade de marcas reconhecidas por terem os carros mais duráveis.
A Organização de Consumidores e Usuários (OCU), na Espanha, apresentou um relatório sobre as marcas mais confiáveis e aquelas com veículos mais duráveis que outras. Confira quais foram os critérios da pesquisa e entenda como garantir a melhor escolha na hora de comprar um seminovo.
Continua depois da publicidade
O estudo se baseou em uma pesquisa realizada em 2024 com 29.873 motoristas, que foram questionados sobre motor do carro, desempenho mecânico e frequência de visitas à oficinas para reparo.
Para a surpresa de muitos, Toyota e Honda estiveram fora do topo. Entre as 35 marcas analisadas, a Lexus, marca esportiva da Toyota, foi considerada a melhor, com 98 pontos.
Continua depois da publicidade
O Diário já contou quais são os carros que raramente vão para a oficina. Saiba mais.
O resultado da pesquisa demonstrou que as marcas asiáticas, especialmente as japonesas, se destacam entre as montadoras de outros países no quesito confiabilidade. As únicas marcas não asiáticas que se encontram no top 10 da lista são Cupra, de origem espanhola, e a Smart, alemã.
Um dos requisitos mais importantes para a valorização de qualquer carro é a relação entre a qualidade do veículo, preço e manutenção - pontos que as marcas japonesas vêm se evidenciando entre as demais.
Continua depois da publicidade
Ao contrário dos carros mais confiáveis, existem aqueles que estão sempre nas oficinas. Veja detalhes.