Diário Mais

Para que servem os 2 furos quadrados nos conectores USB?

Aqueles que têm modelos mais antigos, ainda usam a porta Tipo-A, de tamanho maior e possuem dois buracos quadrados em cada lado do conector

Bruna Lima

Publicado em 20/05/2025 às 13:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O modelo USB Tipo-A tem dois buracos com funções importantes / Divulgação/Freepik

Continua depois da publicidade

Todos os aparelhos eletrônicos atualmente utilizam o cabo USB (Universal Serial Bus) para carregamento ou transferência de dados. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O formato mais atual de USB é USB Tipo-C, que é compacto e reversível. No entanto, aqueles que têm modelos mais antigos, ainda usam a porta Tipo-A, de tamanho maior e possuem dois buracos quadrados em cada lado do conector. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Pesquisadora comemora ter encontrado o 'celular de Deus', mas o que isso significa?

• Saiba o que é Nomofobia, doença que está associada ao uso do celular; entenda

• 'Alguém ligou pra mim?': saiba como evitar ligações indesejadas no celular

Estes buracos servem para estabilidade, graças ao mecanismo de trava que possuem. Funcionando de maneira semelhante aos dois furos nas pontas dos plugues de tomada, que impedem que o plugue seja puxado com facilidade ao se aplicar uma força mínima. 

O Diário já contou o que é namofobia, doença que está associada ao uso do celular. Saiba mais.

Continua depois da publicidade

Desing inteligente

É um recurso de desing que tem um papel fundamental para garantir uma conexão segura. Ao colocar uma porta de USB em uma lente macro, aparecerão dois clips de retenção com mola que se alinham cOm os dois buracos quadrados do conector USB. Ao conectar o cabo, os clips se encaixam nesses buracos e travam no lugar. 

Depois de encaixado, esse mecanismo de trava impede que o cabo ou o dispositivo se solte da porta. Como ele exige uma força intencional para ser desconectado, não é necessário se preocupar com falhas na transferência de arquivos caso a conexão seja acidentalmente mexida.

Sem esse mecanismo de travamento, a conexão dependeria apenas da gravidade para se manter firme, podendo ser destravado com facilidade. Além disso, esse mecanismo ajuda no alinhamento correto do conector. Por ser um método de travamento passivo, sem peças móveis, é uma solução eficaz para oferecer mais durabilidade e estabilidade aos conectores e portas USB.

Continua depois da publicidade

Confira como evitar ligações indesejadas no celular. Veja detalhes. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software