06 de Outubro de 2024 • 05:12
O mar está avançando no litoral brasileiro em ritmo acelerado / Foto de Ryan Klaus/Pexels
Há 50 anos o norte do Rio de Janeiro já sofre com o avanço do mar. A vila de Atafona não é mais a mesma e provou que o aquecimento global ainda vai causar mais destruição e lágrimas se nada urgente for feito.
Cerca de 500 casas do vilarejo, que sobrevive da pesca, foram levadas pelas águas na última década. Erosão e assoreamento dos rios acelerados pelo aquecimento global.
A praia de Atafona viu, então, sua faixa de areia diminuir e o mar engolir ruas, casas e comércios.
Neste mês a ONU divulgou um relatório confirmando que, nos últimos 30 anos, o nível do mar subiu 13 centímetros, e faz um alerta: até 2050 deve aumentar mais 16 centímetros.Ou seja, as inundações marinhas no litoral brasileiro seriam inevitáveis.
Mas Atafona não é o único lugar no Brasil sofrendo com o avanço do oceano.
Pontos turísticos inteiros na foz do Rio Amazonas sumiram. Ponta Negra, em Natal, um dos principais cartões postais da região, está desaparecendo aos poucos. Balneário Camboriú e Cananeia também estão passando por transformações perigosas rápidas.
Números do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que o aumento do nível do mar está dobrando nos últimos tempos. chegando a 0,48 centímetros por ano.
A cada 10 centímetros que o oceano, sobe, o mar toma de volta um metro de terra.
Especialistas dizem que o Brasil ainda não se preparou corretamente para frear e lidar com as transformações, e indicam que medidas urgentes precisam ser tomadas.
Talvez, não dê para esperar até amanhã.
Diário Mais
Veja os principais acidentes que aconteceram na Garganta do Diabo, no litoral de SP
Segunda mulher desaparecida em naufrágio no Litoral de SP é encontrada
Conheça a 'Garganta do Diabo', lugar onde lancha naufragou no litoral de SP
Cotidiano
O evento busca atualizar os agentes sobre legislações que impactam suas atividades, com foco em Direitos Humanos e comunicação eficaz
Variedades
Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos